Serviços Sociais da Guarda Nacional Republicana
Plano de Atividades de 2019
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8.1 M
ETODOLOGIA
A construção do presente Plano de Atividades assenta na identificação de programas, subprogramas,
atividades e ações que o Conselho de Direção entende como caracterizadores e adequados à
concretização da sua missão dos SSGNR, alinhados com as modalidades de proteção social desenvolvidas
por estes Serviços Sociais e, desta forma, orientados pela sua forte cultura organizacional, em linha com
a visão e valores previamente definidos.
A metodologia adotada sustenta-se no levantamento e análise do ambiente envolvente, quer na sua
vertente interna quer externa, em ordem à obtenção de informações relevantes que facilitem a definição
da estratégia a adotar para o ano seguinte. Procura-se, desta forma, aliar a missão e visão dos SSGNR ao
anseio de reforçar a ação social complementar desenvolvida, tendo em conta as mudanças constantes
que ocorrem a nível funcional e organizacional, privilegiando a racionalidade da gestão, a melhoria da
capacidade técnica e operacional, em razão dos níveis de eficácia e de eficiência, no sentido de alcançar
a crescente qualidade de prestação de serviços aos Beneficiários e atendendo às orientações estratégicas
definidas.
Conceitos a considerar:
P
ROGRAMAS
Conjunto de subprogramas concorrentes ou complementares que visamalcançar um ou mais dos objetivos
estratégicos previamente definidos.
S
UBPROGRAMAS
Conjunto de projetos/atividades concorrentes ou complementares que visam alcançar um ou mais dos
objetivos estratégicos previamente definidos.
A
TIVIDADES
Conjunto de tarefas, de caráter permanente ou cíclico, com ou sem horizonte temporal predeterminado.
8.2 P
ARTICIPAÇÃO ATIVA NA CONSTRUÇÃO DO
P
LANO
No âmbito dos trabalhos preparatórios para elaboração do Plano de Atividades de 2019, sublinha-se a
participação e o envolvimento ativo de todas as unidades orgânicas, das quais foi obtida a informação
necessária à sua conceção, através de um rigoroso levantamento dos processos, com particular atenção,
nas unidades tidas como essenciais.
Assim, após a devida sistematização e consequente análise dos dados recolhidos, passou-se à sua
quantificação, compilação e tratamento da informação. Posteriormente, com os contributos facultados
por aqueles serviços e sob a coordenação do Conselho de Direção, procedeu-se ao alinhamento das