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Relatório de Atividades de 2012

4.

A

VALIAÇÃO DO

S

ISTEMA DE

C

ONTROLO

I

NTERNO

4.1.

Ambiente de controlo

4.1.1. Valorização de valores éticos e de conduta

A atividade dos SSGNR é caraterizada pela importância dos valores éticos e de conduta que germinam do seu

objeto e da sua relação intrínseca com a cultura militar, assumindo uma forte cultura organizacional, história,

tradições, símbolos, condutas e virtudes próprias que diferenciam os SSGNR dos seus congéneres.

Conscientes desta realidade diferenciadora, os SSGNR apostam na valorização destas condutas caldeadas na

atividade diária dos seus colaboradores, alinhando-os com a razão de servir e ajudar os beneficiários mais

carenciados numa atitude altruísta e meritória, reforçando a nova cultura organizacional permitindo a

concretização do mais alto compromisso assumido na Missão e Visão.

4.1.2. Incentivo ao desenvolvimento de boas práticas

Neste particular, importa salientar que uma das apostas dos SSGNR tem a ver com a aquisição de uma

aplicação informática que funciona como um verdadeiro

sistema de informação integrado

para o apoio à

gestão financeira, logística e de recursos humanos, no sentido de dotar os Serviços Sociais de uma solução

informática robusta, de forma a fazer face aos requisitos e especificidades nas diferentes áreas funcionais deste

Serviço, servindo como suporte ao processo de tomada de decisão.

A aquisição deste sistema integrado de gestão permite acompanhar todos os procedimentos específicos da

contabilidade pública e da gestão financeira, garantindo paralelamente a adequação dos mesmos às mudanças

organizacionais e legislativas que enquadram os Serviços Sociais.

Assim, além das funções referentes à gestão financeira, de recursos humanos e logísticos já existentes na

aplicação informática, pretende-se ainda desenvolver outros módulos que correspondam diretamente às

especificidades do Serviço, como por exemplo criação de funções de gestão de beneficiários, subsídios,

empréstimos, rendas, assim como a produção de interfaces com a aplicação de dados existentes,

nomeadamente na receção/requisição de compras, vendas, bares, serviços farmacêuticos e infraestruturas

turísticas.

Ao longo de 2012 os Serviços Sociais procederam à implementação do novo sistema integrado possibilitará uma

melhor medição da performance efetiva, assim como uma gestão rigorosa que proporcionará ganhos

substanciais de produtividade.