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RAZÕES DE SERVIR E AJUDAR

3.1.2 INCENTIVO AO DESENVOLVIMENTO DE BOAS PRÁTICAS

Neste particular, em 2015 importa referir uma das apostas dos SSGNR continuou a recair sobre a fidelização

dos beneficiários e o aumento do seu nível de satisfação, do que decorre a necessidade em aferir os

diferentes tipos de satisfação relacionados com os beneficiários destes Serviços. Face à natureza específica

dos beneficiários torna-se imperativo adequar medidas, serviços e produtos dirigidos às suas reais

necessidades, com recurso a metodologias inovadoras que garantem a satisfação dos mesmos e asseguram

uma mais-valia relativamente à oferta privada.

Ao longo dos últimos anos os SSGNR reforçaram a qualidade e rapidez de resposta ao beneficiário de

forma a aumentar a satisfação dos mesmos, ao mesmo tempo que pretende fidelizar os beneficiários

proporcionando-lhes cada vez mais serviços que possam realmente consubstanciar-se

numa melhoria de vida significativa.

A disponibilização de todos os serviços através da Internet foi também um suporte

à concretização das atividades dos SSGNR, tendo como pressuposto essencial, o

acompanhamento das inovações tecnológicas, permitindo que os serviços cheguem aos destinatários de

forma rápida, económica e transparente, promovendo simultaneamente o conhecimento dos serviços

pelos beneficiários.

Uma outra aposta consubstancia-se na necessidade de integração, automatização e desmaterialização

de processos por via da implementação de um sistema de informação “Enterprise Resource Planning” –

ERP. Embora já numa fase bastante avançada, no que se refere à analise e identificação das necessidades

de automatização dos processos internos, os SSGNR estão a encetar esforços para

conseguir a integração dos diversos sistemas de informação, o que permitirá uma visão

holística, contribuindo para a obtenção de informação em tempo útil para o cumprimento

de compromissos, o que possibilitará uma maior poupança em tempos de trabalho e,

consequentemente, em recursos humanos.

3.1.3 COMUNICAÇÃO E ALINHAMENTO ENTRE A ALTA DIREÇÃO E

DIRIGENTES DAS UNIDADES ORGÂNICAS

Os objetivos de carácter estratégico definidos pelo Conselho de Direção nos instrumentos de gestão são

devidamente comunicados aos dirigentes responsáveis pelas unidades orgânicas, assim como as ações a

empreender, apelando assim à participação de todos os níveis hierárquicos. Desta forma, o Conselho de

Direção, através dos Chefes de Repartição, reúne com regularidade com os dirigentes intermédios e Chefes

de Secção e Serviços de forma a tratar de assuntos e matérias específicas, facilitando o acompanhamento

das inúmeras e diversificadas atividades dos SSGNR.

Importa referir que sendo os Vogais do Conselho de Direção, por inerência de funções, chefes das duas