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RAZÕES DE SERVIR E AJUDAR
3.1.2 INCENTIVO AO DESENVOLVIMENTO DE BOAS PRÁTICAS
Neste particular, em 2015 importa referir uma das apostas dos SSGNR continuou a recair sobre a fidelização
dos beneficiários e o aumento do seu nível de satisfação, do que decorre a necessidade em aferir os
diferentes tipos de satisfação relacionados com os beneficiários destes Serviços. Face à natureza específica
dos beneficiários torna-se imperativo adequar medidas, serviços e produtos dirigidos às suas reais
necessidades, com recurso a metodologias inovadoras que garantem a satisfação dos mesmos e asseguram
uma mais-valia relativamente à oferta privada.
Ao longo dos últimos anos os SSGNR reforçaram a qualidade e rapidez de resposta ao beneficiário de
forma a aumentar a satisfação dos mesmos, ao mesmo tempo que pretende fidelizar os beneficiários
proporcionando-lhes cada vez mais serviços que possam realmente consubstanciar-se
numa melhoria de vida significativa.
A disponibilização de todos os serviços através da Internet foi também um suporte
à concretização das atividades dos SSGNR, tendo como pressuposto essencial, o
acompanhamento das inovações tecnológicas, permitindo que os serviços cheguem aos destinatários de
forma rápida, económica e transparente, promovendo simultaneamente o conhecimento dos serviços
pelos beneficiários.
Uma outra aposta consubstancia-se na necessidade de integração, automatização e desmaterialização
de processos por via da implementação de um sistema de informação “Enterprise Resource Planning” –
ERP. Embora já numa fase bastante avançada, no que se refere à analise e identificação das necessidades
de automatização dos processos internos, os SSGNR estão a encetar esforços para
conseguir a integração dos diversos sistemas de informação, o que permitirá uma visão
holística, contribuindo para a obtenção de informação em tempo útil para o cumprimento
de compromissos, o que possibilitará uma maior poupança em tempos de trabalho e,
consequentemente, em recursos humanos.
3.1.3 COMUNICAÇÃO E ALINHAMENTO ENTRE A ALTA DIREÇÃO E
DIRIGENTES DAS UNIDADES ORGÂNICAS
Os objetivos de carácter estratégico definidos pelo Conselho de Direção nos instrumentos de gestão são
devidamente comunicados aos dirigentes responsáveis pelas unidades orgânicas, assim como as ações a
empreender, apelando assim à participação de todos os níveis hierárquicos. Desta forma, o Conselho de
Direção, através dos Chefes de Repartição, reúne com regularidade com os dirigentes intermédios e Chefes
de Secção e Serviços de forma a tratar de assuntos e matérias específicas, facilitando o acompanhamento
das inúmeras e diversificadas atividades dos SSGNR.
Importa referir que sendo os Vogais do Conselho de Direção, por inerência de funções, chefes das duas