Serviços Sociais da Guarda Nacional Republicana
Relatório de Atividades de 2014
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3.
AVALIAÇÃO DO SISTEMA DE CONTROLO
INTERNO
3.1. AMBIENTE DE CONTROLO
3.1.1.
VALORIZAÇÃO DE VALORES ÉTICOS E DE CONDUTA
A atividade desenvolvida pelos SSNR é caraterizada pelo alinhamento entre os valores corporativos com a sua
Missão e Visão, o que determina o fortalecimento e desenvolvimento de uma cultura organizacional, em busca
da excelência dos serviços prestados aos beneficiários.
Os valores éticos e de conduta definidos para os SSGNR constituem princípios intemporais de aplicação
universal que deverão ser manifestados na conduta diária dos colaboradores, permitindo a concretização do
compromisso assumido na Visão.
Os valores definidos para os SSGNR brotam do seu objetivo e da sua natureza militar. Caracterizada por
assumirem uma forte cultura organizacional, as instituições de cariz militar possuem uma história, tradições,
símbolos, condutas e virtudes próprios que as distinguem de todas as outras organizações, mesmo quando
estas se enquadrem no domínio público.
Além da natureza militar, os SSGNR enquadram os princípios enformadores do Sistema de Ação Social
Complementar, pelo que assumem particular relevância as questões relacionadas com a ética no serviço,
transparência e a prossecução do interesse público e dos beneficiários.
Importa não só salientar os valores intrínsecos à Instituição militar e princípios patentes na Carta Ética da
Administração Pública, mas também outras famílias de valores que potencialmente deveriam enquadrar a
referida Carta. Os valores organizacionais são conjuntos de padrões éticos compartilhados pelos membros de
uma organização que norteiam a vida quotidiana da instituição e a dos seus colaboradores e influenciam as
atitudes, as ações, as escolhas e as decisões que se tomam que tenham relevância na sua atuação.
Mais do que uma simples declaração de princípios, os valores são os pontos cardeais de uma organização e
revelam-se pelas atitudes e comportamentos que a organização adota perante os desafios que enfrenta ao longo
de sua existência.
3.1.2.
INCENTIVO AO DESENVOLVIMENTO DE BOAS PRÁTICAS
Neste particular, em 2014 importa referir uma das apostas dos SSGNR, recai sobre a fidelização dos
beneficiários e o aumento do seu nível de satisfação, por isso a necessidade em aferir os diferentes tipos de
satisfação relacionados com os beneficiários destes Serviços. Face à natureza específica dos beneficiários
torna-se imperativo adequar medidas, serviços e produtos dirigidos às suas reais necessidades, com recurso a
metodologias inovadoras que garantem a satisfação dos mesmos e asseguram uma mais-valia relativamente à
oferta privada.