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Serviços Sociais da Guarda Nacional Republicana

Relatório de Atividades de 2014

Página

51

3.

AVALIAÇÃO DO SISTEMA DE CONTROLO

INTERNO

3.1. AMBIENTE DE CONTROLO

3.1.1.

VALORIZAÇÃO DE VALORES ÉTICOS E DE CONDUTA

A atividade desenvolvida pelos SSNR é caraterizada pelo alinhamento entre os valores corporativos com a sua

Missão e Visão, o que determina o fortalecimento e desenvolvimento de uma cultura organizacional, em busca

da excelência dos serviços prestados aos beneficiários.

Os valores éticos e de conduta definidos para os SSGNR constituem princípios intemporais de aplicação

universal que deverão ser manifestados na conduta diária dos colaboradores, permitindo a concretização do

compromisso assumido na Visão.

Os valores definidos para os SSGNR brotam do seu objetivo e da sua natureza militar. Caracterizada por

assumirem uma forte cultura organizacional, as instituições de cariz militar possuem uma história, tradições,

símbolos, condutas e virtudes próprios que as distinguem de todas as outras organizações, mesmo quando

estas se enquadrem no domínio público.

Além da natureza militar, os SSGNR enquadram os princípios enformadores do Sistema de Ação Social

Complementar, pelo que assumem particular relevância as questões relacionadas com a ética no serviço,

transparência e a prossecução do interesse público e dos beneficiários.

Importa não só salientar os valores intrínsecos à Instituição militar e princípios patentes na Carta Ética da

Administração Pública, mas também outras famílias de valores que potencialmente deveriam enquadrar a

referida Carta. Os valores organizacionais são conjuntos de padrões éticos compartilhados pelos membros de

uma organização que norteiam a vida quotidiana da instituição e a dos seus colaboradores e influenciam as

atitudes, as ações, as escolhas e as decisões que se tomam que tenham relevância na sua atuação.

Mais do que uma simples declaração de princípios, os valores são os pontos cardeais de uma organização e

revelam-se pelas atitudes e comportamentos que a organização adota perante os desafios que enfrenta ao longo

de sua existência.

3.1.2.

INCENTIVO AO DESENVOLVIMENTO DE BOAS PRÁTICAS

Neste particular, em 2014 importa referir uma das apostas dos SSGNR, recai sobre a fidelização dos

beneficiários e o aumento do seu nível de satisfação, por isso a necessidade em aferir os diferentes tipos de

satisfação relacionados com os beneficiários destes Serviços. Face à natureza específica dos beneficiários

torna-se imperativo adequar medidas, serviços e produtos dirigidos às suas reais necessidades, com recurso a

metodologias inovadoras que garantem a satisfação dos mesmos e asseguram uma mais-valia relativamente à

oferta privada.