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1.Capa_Relatório_Atividades_14
1

2.Relatório Atividades 2014_versão final
2

I – Nota Introdutória
7

1. ENQUADRAMENTO JURÍDICO-INSTITUCIONAL
9

2. CARACTERIZAÇÃO DO AMBIENTE INTERNO
10

2.1. OBJETO
10

2.2. ATRIBUIÇÕES
10

Tabela 1 – Características das modalidades de Proteção Social
11

2.3. ESTRUTURA ORGANIZACIONAL
11

Tabela 2 – Atribuições do Conselho de Direção, Consultivo e Comissão de Fiscalização
12

3. CARACTERIZAÇÃO DO AMBIENTE EXTERNO
13

3.1 ANÁLISE DOS STAKEHOLDERS
13

Tabela 3 - Análise dos Stakeholders
14

Tabela 4 - Matriz de análise dos Stakeholders
16

4. IDENTIFICAÇÃO DOS PRINCIPAIS CLIENTES
16

Tabela 5 - Universo contributivo dos SSGNR
17

5. FORMULAÇÃO ESTRATÉGICA
17

5.1. MISSÃO
18

5.2. VISÃO
18

5.3. VALORES
18

Figura 2 - Valores
19

Figura 3 - Valores organizacionais e o seu alinhamento com a Missão e a Visão dos SSGNR
21

6. OBJETIVOS E ESTRATÉGIAS PARA 2014
21

6.1. OBJETIVOS ESTRATÉGICOS
21

Tabela 6 - Objetivos Estratégicos
21

Tabela 7 - Objetivos Operacionais
22

II – AutoAvaliação
23

1. ANÁLISE DE RESULTADOS E DESVIOS VERIFICADOS DE ACORDO COM O QUAR
23

1.1. APRESENTAÇÃO DO QUAR 2014 – AVALIAÇÃO GLOBAL DO GRAU DE CUMPRIMENTO DOS OBJETIVOS
23

1.1.1. IDENTIFICAÇÃO DOS OBJETIVOS OPERACIONAIS ESTABELECIDOS PARA O QUAR 2014
23

Figura 4 – Quadro de Avaliação e Responsabilização – QUAR 2014
25

1.1.2. EXECUÇÃO DOS OBJETIVOS, RESULTADOS E DESVIOS
26

Tabela 8 – Execução do objetivo 1
28

Tabela 9 – Protocolos firmados ou renegociados em 2014
29

Tabela 10 – Execução do objetivo 2
31

Tabela 11 – Temas de newsletters enviadas em 2014
32

Tabela 12 – Acessos ao Portal do Beneficiário a 31 dezembro 2014
33

Tabela 13 – Execução do objetivo 3
34

Tabela 14 – Procedimentos internos aprovados em 2014
35

Tabela 15 – Execução do objetivo 4
35

Tabela 16 – Participações dos beneficiários nos Eventos/Atividades
36

Tabela 17 – Execução do objetivo 5
37

1.1.3. ANÁLISE DO DESEMPENHO
40

1.1.3.1. ANÁLISE DO GRAU DE EXECUÇÃO DE UTILIZAÇÃO DOS RECURSOS HUMANOS
40

Tabela 18 – Grau de execução de utilização dos recursos humanos
41

Tabela 19 – Recursos Humanos planeados e executados
41

1.1.3.2. ANÁLISE DO GRAU DE EXECUÇÃO DE UTILIZAÇÃO DOS RECURSOS FINANCEIROS
42

Tabela 20 - Grau de execução de utilização dos recursos financeiros
42

1.1.4. ANÁLISE DOS PARÂMETROS DE AVALIAÇÃO
43

1.1.4.1. EFICÁCIA, EFICIÊNCIA E QUALIDADE
43

Tabela 21 – Análise dos parâmetros de avaliação
43

Tabela 22 – Análise dos parâmetros de avaliação
43

Tabela 23 – Análise dos parâmetros de avaliação
44

Tabela 24 – Taxa de realização por Parâmetros e Avaliação Global
44

1.1.4.2. ANÁLISE DA PRODUTIVIDADE
44

Tabela 25 – Análise das variáveis da produtividade
45

1.1.4.3. ANÁLISE CUSTO-EFICÁCIA
45

Tabela 26 – Análise das variáveis da rentabilidade
45

Tabela 27 – Pontuação a atribuir aos parâmetros
46

1.1.5. FATORES CONDICIONANTES
47

1.1.6. APRECIAÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA DOS RESULTADOS ALCANÇADOS
47

Tabela 28 – Avaliação final do Serviço
47

2. RESULTADOS DOS OBJETIVOS OPERACIONAIS TRAÇADOS NO PLANO ATIVIDADES 2014
48

2.1. OBJETIVOS OPERACIONAIS NÃO RELACIONADOS DIRETAMENTE COM A AVALIAÇÃO DO SERVIÇO
48

Tabela 29 – Objetivos Operacionais não relacionados diretamente com a avaliação do serviço plasmados no PA 2014
49

2.2. ATIVIDADES PREVISTAS NO PLANO DE ATIVIDADES 2014
50

2.2.1 AÇÃO SOCIAL E MUTUALIDADE
50

2.2.2 GESTÃO DE INFRAESTRUTURAS
50

2.2.3 GESTÃO INTERNA
50

3. AVALIAÇÃO DO SISTEMA DE CONTROLO INTERNO
52

3.1. AMBIENTE DE CONTROLO
52

3.1.1. VALORIZAÇÃO DE VALORES ÉTICOS E DE CONDUTA
52

3.1.2. INCENTIVO AO DESENVOLVIMENTO DE BOAS PRÁTICAS
52

3.1.3. COMUNICAÇÃO E ALINHAMENTO ENTRE A ALTA DIREÇÃO E DIRIGENTES DAS UNIDADES ORGÂNICAS
53

3.1.4. CONTROLO EXTERNO E CONSTITUIÇÃO DO ÓRGÃO RESPONSÁVEL PELO CONTROLO DA LEGALIDADE
54

3.1.5. ESTRUTURA ORGANIZACIONAL
54

3.1.5.1. OBEDIÊNCIA AO DIPLOMA ORGÂNICO
54

3.1.5.2. DEFINIÇÃO DE RESPONSABILIDADES E DELEGAÇÃO DE COMPETÊNCIAS
55

3.1.5.3. SISTEMA DE AVALIAÇÃO DOS COLABORADORES (MILITARES E CIVIS)
55

3.1.5.4. POLÍTICA DE FORMAÇÃO
56

Tabela 30 – Ações de Formação externas
57

Tabela 31 – Ações de Formação GNR/SSGNR
57

3.1.6. ATIVIDADES E PROCEDIMENTOS DE CONTROLO ADMINISTRATIVO
58

3.1.6.1. SISTEMA DE CONTROLO INTERNO
58

3.1.6.2. ORGANIZAÇÃO INTERNA
58

3.1.7. FIABILIDADE DOS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
59

3.1.7.1. INTEGRAÇÃO DE APLICAÇÕES INFORMÁTICAS E EXISTÊNCIA DE MECANISMOS QUE GARANTAM A FIABILIDADE, OPORTUNIDADE E UTILIDADE DOS OUTPUTS DOS SISTEMAS
59

3.1.7.2. UTILIZAÇÃO DA INFORMAÇÃO PRODUZIDA NOS PROCESSOS DE DECISÃO
60

3.1.7.3. REQUISITOS DE SEGURANÇA DE ACESSOS AOS SI, DOS COMPUTADORES DE REDE E NA TROCA DE INFORMAÇÃO
60

3.1.8. PARTICIPAÇÃO
60

3.1.8.1. AUDIÇÃO E PARTICIPAÇÃO NA AVALIAÇÃO
60

3.1.9. BENCHMARKING
60

Tabela 32 – Rácio entre total de beneficiários e orçamento previsto - Ano 2012
62

Tabela 33 – Resultados de serviços prestados pelos diferentes Serviços Sociais - Ano 2012
63

3.1.10. DESENVOLVIMENTO DE MEDIDAS PARA UM REFORÇO POSITIVO DO DESEMPENHO - MELHORIAS
64

4. ATIVIDADES DESENVOLVIDAS, PREVISTAS E NÃO PREVISTAS NO PLANO E RESULTADOS ALCANÇADOS
65

4.1. PROTEÇÃO E AÇÃO SOCIAL
65

Tabela 34 – Processos analisados em 2014
66

Tabela 35 – Motivo de indeferimento até 31dezembro 2014
67

Tabela 36 – Subsídios concedidos em 2013 e 2014
68

4.2. MUTUALIDADE
68

Tabela 37 – Processos analisados em 2014
70

Tabela 38 – Comparação do valor orçamentado e do valor pago por tipo de empréstimo
70

Tabela 39 – Comparação por tipologia de Empréstimo entre 2013 e 2014
71

4.3. FOMENTO DO DESPORTO E RECREIO
71

Tabela 40 – Taxa de ocupação das IFT’s por zona do país
72

Figura 1 – Percentagem de Ocupação das IFT’s
73

Tabela 41 – Movimento nas infraestruturas turísticas
73

4.3.1. COLÓNIAS DE FÉRIAS E BALNEARES INFANTIS
74

4.3.1.1. COLÓNIA DE FÉRIAS DA COSTA DE CAPARICA
74

Tabela 42 – Índice de ocupação das instalações da CFCC
74

Tabela 43 – Índice de ocupação da CFCC
75

4.3.1.2. COLÓNIA BALNEAR INFANTIL DE QUIAIOS
75

Tabela 44 – Índice de ocupação das instalações da CBIQ
75

4.4. FOMENTO E APOIO À HABITAÇÃO
76

4.4.1. SITUAÇÃO, REGULARIZAÇÃO E ALIENAÇÃO DO PATRIMÓNIO HABITACIONAL E IMOBILIÁRIO
76

Tabela 45 – Imóveis inventariados
76

Tabela 46 – Imóveis arrendados
76

Tabela 47 – Outros imóveis
76

Tabela 48 – Descrição dos diferentes imóveis
77

Tabela 49 – Regularizações
77

Tabela 50 – Número de contratos
79

4.5. OBRAS DE CONSERVAÇÃO E DE REPARAÇÃO
79

Tabela 51 – Intervenções no parque habitacional dos SSGNR
80

Tabela 52 – Intervenções nas instalações das infraestruturas
82

Tabela 53 – Intervenções nas instalações dos Lares académicos
82

Tabela 54 - Intervenções em outros edifícios dos SSGNR
83

4.6. AÇÃO CULTURAL
83

Tabela 55 – Numero de participantes nos Eventos/Atividades
84

4.7. OUTRAS ATIVIDADES QUE TENHAM NATUREZA DE APOIO E AÇÃO SOCIAL
85

4.7.1. PROTOCOLOS
85

Tabela 56 – Número e percentagem de protocolos pelas diferentes áreas
86

Gráfico 2 – Número de protocolos por distrito
87

4.7.2. RESIDENCIAL
88

Tabela 57 – Registos da residencial em 2014
88

4.7.3. INTERCÂMBIO COM ENTIDADES EXTERNAS – CONGÉNERES
89

Tabela 58 – Movimento nas infraestruturas turísticas
89

4.7.4. SERVIÇOS FARMACÊUTICOS
90

Tabela 59 – Número de atendimentos
90

4.7.5. APOIO A ESTUDANTES
90

Tabela 60 – Movimento nos Lares Académicos nos últimos três anos
90

Tabela 61 – Movimento nos Lares Académicos em 2014
91

5. GESTÃO INTERNA
92

5.1. GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
92

5.2. GESTÃO DE RECURSOS FINANCEIROS
92

5.2.1. ANÁLISE DA DESPESA
93

Tabela 62 – Despesas por agrupamentos
93

5.2.2. ANÁLISE DA RECEITA
96

Tabela 63 – Síntese da Execução Orçamental da Receita
97

5.2.3. EXECUÇÃO ORÇAMENTAL
99

5.2.4. AQUISIÇÕES DE BENS E SERVIÇOS E APOIO LOGÍSTICO
100

Tabela 64 – Procedimentos realizados - Empreitadas de Obras Públicas
100

Tabela 65 – Procedimentos realizados – Bens e Serviços - Concursos Públicos
101

Tabela 67 – Procedimentos realizados - Bens e Serviços – Ajuste Direto
102

Tabela 68 – Procedimentos realizados em Aquisição de Bens e Serviços (ESPAP)
103

Tabela 69 – Lista de Viaturas dos SSGNR
104

Tabela 70 – Tabela de Viaturas ao Serviço nos SSGNR
105

5.2.5. GESTÃO DA MARCA E IDENTIDADE
105

5.2.6. SISTEMAS E TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO
107

5.2.6.1. GESTÃO E MANUTENÇÃO DE SISTEMAS
107

5.2.6.2. GESTÃO DE INFRAESTRUTURAS TECNOLÓGICAS
107

Gestão das Aplicações
107

Contratos de assistência Técnica
107

III – Balanço Social
109

Gráfico 3 – Trabalhadores segundo a modalidade de vinculação
109

Gráfico 4 – Trabalhadores segundo o grupo profissional
110

Gráfico 5 – Trabalhadores segundo grupo, cargo ou carreira
110

Gráfico 6 – Trabalhadores segundo o género
111

Gráfico 7 – Trabalhadores segundo escalão etário
112

Gráfico 8 – Trabalhadores por grupo, cargo ou carreira segundo o género
112

Gráfico 9 – Trabalhadores segundo o nível de antiguidade
113

Gráfico 10 – Trabalhadores segundo o grau de escolaridade
114

Gráfico 11 – Motivos de ausência ao trabalho
116

Gráfico 12 – Número de ausências de trabalhadores ao trabalho por género
117

Gráfico 13 – Remunerações mensais por género
118

Tabela 71 – Tipos de encargos com o pessoal
119

Gráfico 14 – Participações em ações de formação profissional, por tipo, segundo a duração
120

Tabela 72 – Processos de disciplina
121

IV – PARTICIPAÇÃO E AUSCULTAÇÃO DOS CLIENTES INTERNOS E EXTERNOS
123

1. QUESTIONÁRIO DE SATISFAÇÃO AOS COLABORADORES
123

Gráfico 15 – Concordância com o papel relevante dos SSGNR perante os beneficiários
124

Gráfico 16 – Concordância sobre a comunicação dos objetivos aos colaboradores por parte dos SSGNR
125

Gráfico 17 – Concordância com a envolvência dos colaboradores na obtenção de resultados por parte dos SSGNR
125

Gráfico 18 – Concordância sobre a partilha de competências e responsabilidades por parte do Conselho de Direção
126

Gráfico 19 – Concordância sobre a aceitação de sugestões de melhoria por parte do Conselho de Direção
126

Gráfico 20 – Concordância sobre a liderança do Conselho de Direção
127

Gráfico 21 – Concordância sobre se os SSGNR encaram de forma igual o exercício dos direitos de maternidade e paternidade
128

Gráfico 22 – Concordância com o bom ambiente de trabalho nos SSGNR
130

Gráfico 23 – Concordância que existe igualdade de oportunidades entre homens e mulheres na progressão da carreira
130

Gráfico 24 – Concordância com o gosto dos colaboradores(as) na prestação de serviço nos SSGNR
131

2. QUESTIONÁRIO DE SATISFAÇÃO AOS BENEFICIÁRIOS
132

Gráfico 25 – Categorias dos beneficiários
133

Gráfico 26 – Área de residência dos beneficiários
133

Gráfico 27 – Habilitações literárias dos beneficiários
134

Gráfico 28 – Áreas dos SSGNR em que os beneficiários já usufruíram
135

Gráfico 29 – Áreas dos Protocolos em que os beneficiários já usufruíram
135

Gráfico 30 – Meios que os beneficiários utilizam para se informar sobre os SSGNR
136

Gráfico 31 – Informação sobre os SSGNR
137

Gráfico 32 – Grau de importância em relação aos subsídios
137

Gráfico 33 – Grau de importância em relação aos empréstimos
138

Gráfico 34 – Grau de importância em relação à habitação social
138

Gráfico 35 – Grau de importância em relação às infraestruturas turísticas
139

Gráfico 36 – Grau de importância em relação à Residencial
139

Gráfico 37 – Grau de importância em relação aos Lares Académicos
140

Gráfico 38 – Grau de importância em relação da Colónia de Férias
140

Gráfico 39 – Grau de importância em relação da Colónia de Quiaios
141

Gráfico 40 – Grau de importância em relação aos Serviços Farmacêuticos
141

Gráfico 41 – Grau de importância em relação aos Protocolos
142

Gráfico 42 – Grau de importância em relação aos Eventos
142

Gráfico 43 – Grau de importância em relação à restauração da CFCC
143

Gráfico 44 – Grau de satisfação global referente à atuação dos SSGNR
147

3. QUESTIONÁRIO DE SATISFAÇÃO AOS BENEFICIÁRIOS – INFRAESTRUTURAS TURÍSTICAS
148

V – Avaliação Final
153

V – GLOSSÁRIO
155

Vi – Anexos
156

3.Divisória Anexo A_2
157

Anexo A
157

questionário DE SATISFAÇÃO AOS COLABORADORES
157

4.Ficha técnica_Anexo questionário colaboradores_2014
158

Ficha técnica
158

Questionário de satisfação aos colaboradores dos SSGNR
158

5.Questionário de satisfação aos trabalhadores dos SSGNR_2014
159

6.Divisória Anexo B
191

Anexo B
191

questionário SATISFAÇÃO AOS BENEFICIÁRIOS
191

- SERVIÇOS GERAIS -
191

7.Ficha técnica_Anexo questionário beneficiários_serviços gerais_2014
192

Ficha técnica
192

Questionário de satisfação aos beneficiários dos SSGNR
192

8.Questionário de satisfação aos beneficiários_serviços prestados
193

9.Divisória Anexo C_2
213

Anexo C
213

QUESTIONÁRIO SATISFAÇÃO AOS BENEFICIÁRIOS
213

- INFRAESTRUTURAS TURÍSTICAS -
213

10.Ficha técnica_ Anexo questionário infraestruturas_2014
214

Ficha técnica
214

Questionário de satisfação aos beneficiários dos SSGNR – Infraestruturas turísticas
214

11.Questionário de satisfação aos beneficiários_infraestruturas
215

12.Contra_Capa_Relatório_Atividades_14
217