
Serviços Sociais da Guarda Nacional Republicana
Balanço Social 2017
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VII.
Questionário de Satisfação aos Trabalhadores
No âmbito da sua política de qualidade e na sequência do desenvolvimento
de ações que permitam a melhoria de desempenho dos SSGNR e dando
cumprimento ao disposto na alínea f) do n.º 2 do artigo 15º da Lei n.º 66-
B/2007, de 28 de dezembro, realizou-se, entre os dias 08 a 31 de janeiro
de 2018, um questionário de satisfação aos trabalhadores dos SSGNR
referente a 2017.
O questionário teve como objetivo aferir o grau de satisfação dos
trabalhadores em relação às atividades que desenvolvem no seu quotidiano,
bem como no que prezam sobre a Instituição e sobre as relações
interpessoais, para que os SSGNR possam adequar as necessidades dos
seus trabalhadores às atividades e relacionamentos existentes, promovendo
desta forma os valores definidos para a Organização, nomeadamente o
espírito de corpo e camaradagem, a solidariedade e responsabilidade, a
excelência e o compromisso.
Os SSGNR atendendo a uma política de gestão assente numa lógica de
melhoria contínua, consideram que o “auscultar” de todo o seu ef
etivo
humano, num quadro devidamente contextualizado e integrado, permite à
sua Direção Superior tomar decisões e políticas mais ajustadas à realidade
organizacional, pois poderá agir com conhecimento de causa, criando,
fomentando e encontrando as melhores e mais eficazes soluções em prol
dos seus trabalhadores e entre estes e as suas respetivas chefias.
A organização SSGNR atenta ao seu nobre propósito de “servir e ajudar” de
forma exemplar os seus Beneficiários, parte do pressuposto de que o nível
técnico e humano dos seus efetivos, traduz-se em condição não apenas
necessária, mas verdadeiramente essencial para o desempenho de um
trabalho quotidiano de qualidade, onde impere o bem-estar entre todos os
trabalhadores, com as naturais e benéficas consequências nos resultados
organizacionais.
Atendendo a este propósito e considerando o facto do inquérito não ser de
carácter obrigatório, entendeu-se proceder à reformulação do mesmo, face
aos inquéritos efetuados nos anos anteriores, de forma a se obter uma
maior adesão de respondentes. O inquérito elaborado, pese embora tenha
apresentado uma estrutura idêntica aos dos anos anteriores, foi reduzido
em 22 questões (-39%) face ao inquérito de 2016.
Tal redução, traduziu-se numa maior adesão na taxa de respostas obtidas,
sendo que, com tais alterações o inquérito ficou mais focado e objetivo do
que o do ano anterior. As alterações propostas no referido inquérito, foram
devidamente ajustadas, indo ao encontro das reais necessidades dos
SSGNR, na medida em que aquelas consubstanciaram uma estrutura de
modelo mais incisivo, focado e assente num conjunto de questões mais