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Serviços Sociais da Guarda Nacional Republicana

Balanço Social 2017

18

VII.

Questionário de Satisfação aos Trabalhadores

No âmbito da sua política de qualidade e na sequência do desenvolvimento

de ações que permitam a melhoria de desempenho dos SSGNR e dando

cumprimento ao disposto na alínea f) do n.º 2 do artigo 15º da Lei n.º 66-

B/2007, de 28 de dezembro, realizou-se, entre os dias 08 a 31 de janeiro

de 2018, um questionário de satisfação aos trabalhadores dos SSGNR

referente a 2017.

O questionário teve como objetivo aferir o grau de satisfação dos

trabalhadores em relação às atividades que desenvolvem no seu quotidiano,

bem como no que prezam sobre a Instituição e sobre as relações

interpessoais, para que os SSGNR possam adequar as necessidades dos

seus trabalhadores às atividades e relacionamentos existentes, promovendo

desta forma os valores definidos para a Organização, nomeadamente o

espírito de corpo e camaradagem, a solidariedade e responsabilidade, a

excelência e o compromisso.

Os SSGNR atendendo a uma política de gestão assente numa lógica de

melhoria contínua, consideram que o “auscultar” de todo o seu ef

etivo

humano, num quadro devidamente contextualizado e integrado, permite à

sua Direção Superior tomar decisões e políticas mais ajustadas à realidade

organizacional, pois poderá agir com conhecimento de causa, criando,

fomentando e encontrando as melhores e mais eficazes soluções em prol

dos seus trabalhadores e entre estes e as suas respetivas chefias.

A organização SSGNR atenta ao seu nobre propósito de “servir e ajudar” de

forma exemplar os seus Beneficiários, parte do pressuposto de que o nível

técnico e humano dos seus efetivos, traduz-se em condição não apenas

necessária, mas verdadeiramente essencial para o desempenho de um

trabalho quotidiano de qualidade, onde impere o bem-estar entre todos os

trabalhadores, com as naturais e benéficas consequências nos resultados

organizacionais.

Atendendo a este propósito e considerando o facto do inquérito não ser de

carácter obrigatório, entendeu-se proceder à reformulação do mesmo, face

aos inquéritos efetuados nos anos anteriores, de forma a se obter uma

maior adesão de respondentes. O inquérito elaborado, pese embora tenha

apresentado uma estrutura idêntica aos dos anos anteriores, foi reduzido

em 22 questões (-39%) face ao inquérito de 2016.

Tal redução, traduziu-se numa maior adesão na taxa de respostas obtidas,

sendo que, com tais alterações o inquérito ficou mais focado e objetivo do

que o do ano anterior. As alterações propostas no referido inquérito, foram

devidamente ajustadas, indo ao encontro das reais necessidades dos

SSGNR, na medida em que aquelas consubstanciaram uma estrutura de

modelo mais incisivo, focado e assente num conjunto de questões mais