
Serviços Sociais da Guarda Nacional Republicana
Balanço Social 2017
19
diretas e em menor número, e originando um maior número de respostas
por parte dos trabalhadores.
O questionário foi disponibilizado através da intranet, associado ao perfil
pessoal de cada trabalhador, sendo que o tratamento dos dados foi feito de
uma forma global. A análise individual foi evitada, o que significa que o
anonimato do trabalhador foi respeitado. Num universo de 93 trabalhadores,
obtiveram-se 63 respostas completas e 5 incompletas, num total de 68
respostas, o que corresponde a 73,1 % do universo de trabalhadores,
representando um aumento de 33% face ao inquérito realizado no ano
anterior.
Os inquiridos foram convidados a responder a sete dimensões de análise,
que foram subdivididas em diferentes afirmações, consoante o tema
proposto (vide anexo A).
Conforme o nível de concordância para as afirmações colocadas, os
trabalhadores tinham como opção diferentes graus de resposta, baseadas
nas escalas de Likert, em que:
1 - Discorda totalmente; 2
–
Discordo; 3
–
Sem opinião formada; 4
–
Concorda e 5
–
Concorda totalmente.
Assim, após análise efetuada às respostas obtidas foi possível apurar qual o
grau de satisfação dos trabalhadores respondentes, donde se extraíram as
seguintes conclusões relativamente às seguintes dimensões em apreciação:
I
–
Contexto Organizacional
1 - Prestigio, solidez e sustentabilidade dos SSGNR
2 - Posto de Trabalho
2.1 - Instalações e equipamentos disponibilizados para o exercício
das funções
2.2 - Conhecimento das funções e do que os SSGNR esperam do
trabalhador
2.3 - Realização pessoal e profissional
II - Cooperação e comunicação
1 - Ajuda, colaboração e cooperação entre todos os trabalhadores
2 - Relações com Chefia
2.1 - Na Secção
2.2 - Com a Direção