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RAZÕES DE SERVIR E AJUDAR
12. Considerações Finais
Numa procura constante de melhor servir os seus Beneficiários, os SSGNR renovam-se e reorganizam-se,
adaptando-se às suas necessidades, anseios e expectativas.
Nessa senda, a aprovação e publicação do novo Estatuto irá desempenhar um papel preponderante, num novo
alinhamento dos valores corporativos com a Missão e Visão dos SSGNR.
Não podendo alhear-se das políticas governamentais que procuram a concentração do maior número de
militares da GNR no serviço operacional, os SSGNR não podem deixar de manter a cultura organizacional
de instituição militar, preservando valores como a Disciplina, Honra, Dever, Abnegação, Espírito de Corpo e
Lealdade.
Contudo, o progressivo aumento da incorporação de funcionários civis no Organismo é de saudar, pela
diversidade e qualificação que, seguramente, trarão ao desempenho dos SSGNR.
O Mapa de Pessoal já espelha, há algum tempo, essa realidade, contendo postos de trabalho destinados a
pessoal com formação, superior e média, e experiência, oriundos de várias áreas, como a Economia e Gestão,
Direito, Arquitetura, Engenharia Civil, Contabilidade.
Infelizmente, as restrições ao recrutamento de pessoal dos últimos anos, têm inviabilizado a sua integração em
pleno na equipa dos SSGNR.
O seu ingresso nos SSGNR melhorará seguramente a eficácia e qualidade dos serviços em prol dos Beneficiários,
a razão de existir do Organismo.
Sempre em obediência ao lema “Razões de Servir e Ajudar”, a colaboração com a GNR, em programas como a
“Escola Segura”, Idoso em Segurança” e “Operação censos Sénior”, permitirá com certeza, identificar situações
em que os SSGNR poderão intervir em apoio de Beneficiários, sejam Titulares ou Familiares, no âmbito da ação
social complementar, melhorando as suas condições de vida.
Por fim, o reforço no número de Protocolos a celebrar com entidades, privadas e públicas, em todo o território
nacional (Continente e Regiões Autónomas), em diversas áreas, como a saúde – hospitais, clínicas, consultórios
médicos, farmácias, ensino – colégios e universidades, apoio à 3ª Idade – lares e cuidados continuados, lazer
– agências de viagens, hotéis, aluguer de viaturas, comércio de viaturas novas, entre muitas outras áreas,
virá ao encontro da política traçada pelo Conselho de Direção para o Organismo, de melhoria quantitativa
e qualitativa dos serviços a prestar ao Beneficiário, numa relação de maior proximidade e confiança com os
SSGNR.