14 PLANO ESTRATÉGICO 2015-17
Para avaliar o comportamento dos SSGNR em relação às forças do mercado, identificando a posição do setor
em que atua, recorreu-se ao modelo SWOT, para permitir perceber as caraterísticas internas organizacionais e
o ambiente externo, fazendo a combinação de forças e fraquezas de uma organização com as oportunidades
e ameaças provenientes do mercado e que esquematicamente se resumem em:
Figura 1- Matriz de análise SWOT
A estratégia a adotar, na sequência desta análise, procurará explorar oportunidades que tenham como fatores
críticos de sucesso aqueles em que a organização se encontra mais forte e relativamente aos quais um bom
desempenho é fundamental para o sucesso da atividade da organização e para a sua sobrevivência.
PONTOS FORTES (STRENGTHS)
Forte Cultura Institucional
Capacidade de organização e planeamento
Independência de Recursos Financeiros
Possibilidade de possuir um leque diversificado de Produtos e
Serviços
Carteira de Clientes Definida
Concorrência inexistente ou inócua
Património extenso e em localização privilegiada
PONTOS FRACOS (WEAKNESSES)
Fraca imagem percebida do exterior
Herança de processos burocráticos e de deficiente infraestrutura
tecnológica (inexistente até 1996)
Fraca autonomia de gestão financeira
Complexidade da gestão logística das infraestruturas
Escassez de recursos humanos
Escassez de recursos humanos qualificados
A vetustez do Patrimonio
OPORTUNIDADES (OPPORTUNITIES)
Evolução das Tecnologias de Informação e Comunicação
Crescente Potencial de novos parceiros interessados em explorar
sinergias
Intercâmbio e cooperação estratégica com parceiros congéneres
Partilha de experiências e informação no âmbito da proteção social
com as forças congeneres, aumentando a qualidade de serviços
prestados ao Beneficiários
Estabelecimento de instruções e procedimentos de coordenação a
diversos niveis: a nível interno e a nível das delegações dos
SSGNR
Pressão Económica transversal sobre as famílias
Crescente necessidade de eficiência nos Serviços Públicos
AMEAÇAS (THREATS)
Benficários cada vez mais exigentes devido ao aumento das suas
necessidades.
Evolução tecnologica que se reflete na facilidade de aquisição e
transmissão de noticias
Indefinição quanto ao modelo de gestão, enquadramento orgânico e
estatutário
Rotatividade dos cargos dirigentes
Restrições à contratação de pessoal
Limitação na diversificação da oferta de produtos e serviços, face às
regras legislativas, no âmbito orçamental
Constrangimentos orçamentais impostos a toda a Administração
Publica
Fraca proatividade dos beneficiários na procura dos serviços
Resistência à mudança e inovação
Pressão do Governo para retirar militares dos serviços
administrativos (Crise de identidade e declínio da Cultura
organizacional)
SWOT