Relatório de Atividades de 2014
IV – PARTICIPAÇÃO E AUSCULTAÇÃO DOS CLIENTES INTERNOS E EXTERNOS
1.
QUESTIONÁRIO DE SATISFAÇÃO AOS COLABORADORES
Na sequência do desenvolvimento de ações que permitam a melhoria de desempenho dos SSGNR através da
utilização de técnicas de gestão da qualidade e tendo em vista o cumprimento da alínea f) do nº 2 do artigo 15º
da Lei nº 66-B/2007, de 28 de dezembro, após o encerramento do ano de 2014 e já numa fase próxima da
conclusão do processo de avaliação de desempenho daquele ano, foi realizado um questionário à satisfação aos
colaboradores e colaboradoras dos SSGNR.
O referido questionário foi disponibilizado na intranet dos SSGNR, durante 30 dias, sendo as suas respostas
tratadas eletronicamente, através de processamento informático do respetivo formulário. Importa referir que foi
enviado um email a todos os Chefes de Repartição, Secção e Serviços para que informem e atuem junto dos
respetivos colaboradores(as) para que respondam ao questionário disponibilizado.
Para um universo de 95 trabalhadores a tempo inteiro, foram obtidas e validadas
46 respostas
, tendo a
taxa
de participação sido de 48,4%
. Não obstante alguns dos colaboradores prestarem serviço em locais afastados
da sede dos SSGNR e poderem ter sentido algumas dificuldades no acesso ao questionário, importa salientar
que foi feito um esforço para envolver o maior número de colaboradores neste processo.
O questionário apresenta, face ao ano anterior, ligeiras alterações/melhorias na sua estrutura, integrando seis
grupos de questões e uma questão de resposta aberta, articulando-se conforme apresentado em anexo ao
presente relatório e nas seguintes dimensões avaliadas:
1.
Satisfação global com os SSGNR
2.
Satisfação global com a liderança do Conselho de Direção
3.
Satisfação com o funcionamento da estrutura organizativa
4.
Satisfação com as condições de trabalho
5.
Satisfação com as condições de higiene, segurança, equipamentos e serviços
6.
Motivação
As respostas às questões foram pontuadas pelos inquiridos numa escala de 1 a 5 e com as seguintes opções
de resposta: 1 = Discordo totalmente; 2 = Discordo; 3 = Não concordo nem discordo; 4 = Concordo; 5 =
Concordo plenamente.
Da análise aos resultados obtidos, conforme os gráficos que se seguem, em termos globais a satisfação dos
colaboradores para com os Serviços Sociais é positiva no conjunto das questões.
No grupo referente aos SSGNR, os colaboradores inquiridos no que diz respeito à expressão “Os SSGNR são
uma organização aberta ao exterior”, 58,70% concordam com a afirmação e 26,09% concordam totalmente, no
entanto 8,70% não concordam nem discordam e 6,52% discordam. No que diz respeito à imagem institucional