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Relatório de Atividades de 2014

IV – PARTICIPAÇÃO E AUSCULTAÇÃO DOS CLIENTES INTERNOS E EXTERNOS

1.

QUESTIONÁRIO DE SATISFAÇÃO AOS COLABORADORES

Na sequência do desenvolvimento de ações que permitam a melhoria de desempenho dos SSGNR através da

utilização de técnicas de gestão da qualidade e tendo em vista o cumprimento da alínea f) do nº 2 do artigo 15º

da Lei nº 66-B/2007, de 28 de dezembro, após o encerramento do ano de 2014 e já numa fase próxima da

conclusão do processo de avaliação de desempenho daquele ano, foi realizado um questionário à satisfação aos

colaboradores e colaboradoras dos SSGNR.

O referido questionário foi disponibilizado na intranet dos SSGNR, durante 30 dias, sendo as suas respostas

tratadas eletronicamente, através de processamento informático do respetivo formulário. Importa referir que foi

enviado um email a todos os Chefes de Repartição, Secção e Serviços para que informem e atuem junto dos

respetivos colaboradores(as) para que respondam ao questionário disponibilizado.

Para um universo de 95 trabalhadores a tempo inteiro, foram obtidas e validadas

46 respostas

, tendo a

taxa

de participação sido de 48,4%

. Não obstante alguns dos colaboradores prestarem serviço em locais afastados

da sede dos SSGNR e poderem ter sentido algumas dificuldades no acesso ao questionário, importa salientar

que foi feito um esforço para envolver o maior número de colaboradores neste processo.

O questionário apresenta, face ao ano anterior, ligeiras alterações/melhorias na sua estrutura, integrando seis

grupos de questões e uma questão de resposta aberta, articulando-se conforme apresentado em anexo ao

presente relatório e nas seguintes dimensões avaliadas:

1.

Satisfação global com os SSGNR

2.

Satisfação global com a liderança do Conselho de Direção

3.

Satisfação com o funcionamento da estrutura organizativa

4.

Satisfação com as condições de trabalho

5.

Satisfação com as condições de higiene, segurança, equipamentos e serviços

6.

Motivação

As respostas às questões foram pontuadas pelos inquiridos numa escala de 1 a 5 e com as seguintes opções

de resposta: 1 = Discordo totalmente; 2 = Discordo; 3 = Não concordo nem discordo; 4 = Concordo; 5 =

Concordo plenamente.

Da análise aos resultados obtidos, conforme os gráficos que se seguem, em termos globais a satisfação dos

colaboradores para com os Serviços Sociais é positiva no conjunto das questões.

No grupo referente aos SSGNR, os colaboradores inquiridos no que diz respeito à expressão “Os SSGNR são

uma organização aberta ao exterior”, 58,70% concordam com a afirmação e 26,09% concordam totalmente, no

entanto 8,70% não concordam nem discordam e 6,52% discordam. No que diz respeito à imagem institucional