1.Capa_Relatório_Atividades_14 |
1 |
2.Relatório Atividades 2014_versão final |
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I – Nota Introdutória |
7 |
1. ENQUADRAMENTO JURÍDICO-INSTITUCIONAL |
9 |
2. CARACTERIZAÇÃO DO AMBIENTE INTERNO |
10 |
2.1. OBJETO |
10 |
2.2. ATRIBUIÇÕES |
10 |
Tabela 1 – Características das modalidades de Proteção Social |
11 |
2.3. ESTRUTURA ORGANIZACIONAL |
11 |
Tabela 2 – Atribuições do Conselho de Direção, Consultivo e Comissão de Fiscalização |
12 |
3. CARACTERIZAÇÃO DO AMBIENTE EXTERNO |
13 |
3.1 ANÁLISE DOS STAKEHOLDERS |
13 |
Tabela 3 - Análise dos Stakeholders |
14 |
Tabela 4 - Matriz de análise dos Stakeholders |
16 |
4. IDENTIFICAÇÃO DOS PRINCIPAIS CLIENTES |
16 |
Tabela 5 - Universo contributivo dos SSGNR |
17 |
5. FORMULAÇÃO ESTRATÉGICA |
17 |
5.1. MISSÃO |
18 |
5.2. VISÃO |
18 |
5.3. VALORES |
18 |
Figura 2 - Valores |
19 |
Figura 3 - Valores organizacionais e o seu alinhamento com a Missão e a Visão dos SSGNR |
21 |
6. OBJETIVOS E ESTRATÉGIAS PARA 2014 |
21 |
6.1. OBJETIVOS ESTRATÉGICOS |
21 |
Tabela 6 - Objetivos Estratégicos |
21 |
Tabela 7 - Objetivos Operacionais |
22 |
II – AutoAvaliação |
23 |
1. ANÁLISE DE RESULTADOS E DESVIOS VERIFICADOS DE ACORDO COM O QUAR |
23 |
1.1. APRESENTAÇÃO DO QUAR 2014 – AVALIAÇÃO GLOBAL DO GRAU DE CUMPRIMENTO DOS OBJETIVOS |
23 |
1.1.1. IDENTIFICAÇÃO DOS OBJETIVOS OPERACIONAIS ESTABELECIDOS PARA O QUAR 2014 |
23 |
Figura 4 – Quadro de Avaliação e Responsabilização – QUAR 2014 |
25 |
1.1.2. EXECUÇÃO DOS OBJETIVOS, RESULTADOS E DESVIOS |
26 |
Tabela 8 – Execução do objetivo 1 |
28 |
Tabela 9 – Protocolos firmados ou renegociados em 2014 |
29 |
Tabela 10 – Execução do objetivo 2 |
31 |
Tabela 11 – Temas de newsletters enviadas em 2014 |
32 |
Tabela 12 – Acessos ao Portal do Beneficiário a 31 dezembro 2014 |
33 |
Tabela 13 – Execução do objetivo 3 |
34 |
Tabela 14 – Procedimentos internos aprovados em 2014 |
35 |
Tabela 15 – Execução do objetivo 4 |
35 |
Tabela 16 – Participações dos beneficiários nos Eventos/Atividades |
36 |
Tabela 17 – Execução do objetivo 5 |
37 |
1.1.3. ANÁLISE DO DESEMPENHO |
40 |
1.1.3.1. ANÁLISE DO GRAU DE EXECUÇÃO DE UTILIZAÇÃO DOS RECURSOS HUMANOS |
40 |
Tabela 18 – Grau de execução de utilização dos recursos humanos |
41 |
Tabela 19 – Recursos Humanos planeados e executados |
41 |
1.1.3.2. ANÁLISE DO GRAU DE EXECUÇÃO DE UTILIZAÇÃO DOS RECURSOS FINANCEIROS |
42 |
Tabela 20 - Grau de execução de utilização dos recursos financeiros |
42 |
1.1.4. ANÁLISE DOS PARÂMETROS DE AVALIAÇÃO |
43 |
1.1.4.1. EFICÁCIA, EFICIÊNCIA E QUALIDADE |
43 |
Tabela 21 – Análise dos parâmetros de avaliação |
43 |
Tabela 22 – Análise dos parâmetros de avaliação |
43 |
Tabela 23 – Análise dos parâmetros de avaliação |
44 |
Tabela 24 – Taxa de realização por Parâmetros e Avaliação Global |
44 |
1.1.4.2. ANÁLISE DA PRODUTIVIDADE |
44 |
Tabela 25 – Análise das variáveis da produtividade |
45 |
1.1.4.3. ANÁLISE CUSTO-EFICÁCIA |
45 |
Tabela 26 – Análise das variáveis da rentabilidade |
45 |
Tabela 27 – Pontuação a atribuir aos parâmetros |
46 |
1.1.5. FATORES CONDICIONANTES |
47 |
1.1.6. APRECIAÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA DOS RESULTADOS ALCANÇADOS |
47 |
Tabela 28 – Avaliação final do Serviço |
47 |
2. RESULTADOS DOS OBJETIVOS OPERACIONAIS TRAÇADOS NO PLANO ATIVIDADES 2014 |
48 |
2.1. OBJETIVOS OPERACIONAIS NÃO RELACIONADOS DIRETAMENTE COM A AVALIAÇÃO DO SERVIÇO |
48 |
Tabela 29 – Objetivos Operacionais não relacionados diretamente com a avaliação do serviço plasmados no PA 2014 |
49 |
2.2. ATIVIDADES PREVISTAS NO PLANO DE ATIVIDADES 2014 |
50 |
2.2.1 AÇÃO SOCIAL E MUTUALIDADE |
50 |
2.2.2 GESTÃO DE INFRAESTRUTURAS |
50 |
2.2.3 GESTÃO INTERNA |
50 |
3. AVALIAÇÃO DO SISTEMA DE CONTROLO INTERNO |
52 |
3.1. AMBIENTE DE CONTROLO |
52 |
3.1.1. VALORIZAÇÃO DE VALORES ÉTICOS E DE CONDUTA |
52 |
3.1.2. INCENTIVO AO DESENVOLVIMENTO DE BOAS PRÁTICAS |
52 |
3.1.3. COMUNICAÇÃO E ALINHAMENTO ENTRE A ALTA DIREÇÃO E DIRIGENTES DAS UNIDADES ORGÂNICAS |
53 |
3.1.4. CONTROLO EXTERNO E CONSTITUIÇÃO DO ÓRGÃO RESPONSÁVEL PELO CONTROLO DA LEGALIDADE |
54 |
3.1.5. ESTRUTURA ORGANIZACIONAL |
54 |
3.1.5.1. OBEDIÊNCIA AO DIPLOMA ORGÂNICO |
54 |
3.1.5.2. DEFINIÇÃO DE RESPONSABILIDADES E DELEGAÇÃO DE COMPETÊNCIAS |
55 |
3.1.5.3. SISTEMA DE AVALIAÇÃO DOS COLABORADORES (MILITARES E CIVIS) |
55 |
3.1.5.4. POLÍTICA DE FORMAÇÃO |
56 |
Tabela 30 – Ações de Formação externas |
57 |
Tabela 31 – Ações de Formação GNR/SSGNR |
57 |
3.1.6. ATIVIDADES E PROCEDIMENTOS DE CONTROLO ADMINISTRATIVO |
58 |
3.1.6.1. SISTEMA DE CONTROLO INTERNO |
58 |
3.1.6.2. ORGANIZAÇÃO INTERNA |
58 |
3.1.7. FIABILIDADE DOS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO |
59 |
3.1.7.1. INTEGRAÇÃO DE APLICAÇÕES INFORMÁTICAS E EXISTÊNCIA DE MECANISMOS QUE GARANTAM A FIABILIDADE, OPORTUNIDADE E UTILIDADE DOS OUTPUTS DOS SISTEMAS |
59 |
3.1.7.2. UTILIZAÇÃO DA INFORMAÇÃO PRODUZIDA NOS PROCESSOS DE DECISÃO |
60 |
3.1.7.3. REQUISITOS DE SEGURANÇA DE ACESSOS AOS SI, DOS COMPUTADORES DE REDE E NA TROCA DE INFORMAÇÃO |
60 |
3.1.8. PARTICIPAÇÃO |
60 |
3.1.8.1. AUDIÇÃO E PARTICIPAÇÃO NA AVALIAÇÃO |
60 |
3.1.9. BENCHMARKING |
60 |
Tabela 32 – Rácio entre total de beneficiários e orçamento previsto - Ano 2012 |
62 |
Tabela 33 – Resultados de serviços prestados pelos diferentes Serviços Sociais - Ano 2012 |
63 |
3.1.10. DESENVOLVIMENTO DE MEDIDAS PARA UM REFORÇO POSITIVO DO DESEMPENHO - MELHORIAS |
64 |
4. ATIVIDADES DESENVOLVIDAS, PREVISTAS E NÃO PREVISTAS NO PLANO E RESULTADOS ALCANÇADOS |
65 |
4.1. PROTEÇÃO E AÇÃO SOCIAL |
65 |
Tabela 34 – Processos analisados em 2014 |
66 |
Tabela 35 – Motivo de indeferimento até 31dezembro 2014 |
67 |
Tabela 36 – Subsídios concedidos em 2013 e 2014 |
68 |
4.2. MUTUALIDADE |
68 |
Tabela 37 – Processos analisados em 2014 |
70 |
Tabela 38 – Comparação do valor orçamentado e do valor pago por tipo de empréstimo |
70 |
Tabela 39 – Comparação por tipologia de Empréstimo entre 2013 e 2014 |
71 |
4.3. FOMENTO DO DESPORTO E RECREIO |
71 |
Tabela 40 – Taxa de ocupação das IFT’s por zona do país |
72 |
Figura 1 – Percentagem de Ocupação das IFT’s |
73 |
Tabela 41 – Movimento nas infraestruturas turísticas |
73 |
4.3.1. COLÓNIAS DE FÉRIAS E BALNEARES INFANTIS |
74 |
4.3.1.1. COLÓNIA DE FÉRIAS DA COSTA DE CAPARICA |
74 |
Tabela 42 – Índice de ocupação das instalações da CFCC |
74 |
Tabela 43 – Índice de ocupação da CFCC |
75 |
4.3.1.2. COLÓNIA BALNEAR INFANTIL DE QUIAIOS |
75 |
Tabela 44 – Índice de ocupação das instalações da CBIQ |
75 |
4.4. FOMENTO E APOIO À HABITAÇÃO |
76 |
4.4.1. SITUAÇÃO, REGULARIZAÇÃO E ALIENAÇÃO DO PATRIMÓNIO HABITACIONAL E IMOBILIÁRIO |
76 |
Tabela 45 – Imóveis inventariados |
76 |
Tabela 46 – Imóveis arrendados |
76 |
Tabela 47 – Outros imóveis |
76 |
Tabela 48 – Descrição dos diferentes imóveis |
77 |
Tabela 49 – Regularizações |
77 |
Tabela 50 – Número de contratos |
79 |
4.5. OBRAS DE CONSERVAÇÃO E DE REPARAÇÃO |
79 |
Tabela 51 – Intervenções no parque habitacional dos SSGNR |
80 |
Tabela 52 – Intervenções nas instalações das infraestruturas |
82 |
Tabela 53 – Intervenções nas instalações dos Lares académicos |
82 |
Tabela 54 - Intervenções em outros edifícios dos SSGNR |
83 |
4.6. AÇÃO CULTURAL |
83 |
Tabela 55 – Numero de participantes nos Eventos/Atividades |
84 |
4.7. OUTRAS ATIVIDADES QUE TENHAM NATUREZA DE APOIO E AÇÃO SOCIAL |
85 |
4.7.1. PROTOCOLOS |
85 |
Tabela 56 – Número e percentagem de protocolos pelas diferentes áreas |
86 |
Gráfico 2 – Número de protocolos por distrito |
87 |
4.7.2. RESIDENCIAL |
88 |
Tabela 57 – Registos da residencial em 2014 |
88 |
4.7.3. INTERCÂMBIO COM ENTIDADES EXTERNAS – CONGÉNERES |
89 |
Tabela 58 – Movimento nas infraestruturas turísticas |
89 |
4.7.4. SERVIÇOS FARMACÊUTICOS |
90 |
Tabela 59 – Número de atendimentos |
90 |
4.7.5. APOIO A ESTUDANTES |
90 |
Tabela 60 – Movimento nos Lares Académicos nos últimos três anos |
90 |
Tabela 61 – Movimento nos Lares Académicos em 2014 |
91 |
5. GESTÃO INTERNA |
92 |
5.1. GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS |
92 |
5.2. GESTÃO DE RECURSOS FINANCEIROS |
92 |
5.2.1. ANÁLISE DA DESPESA |
93 |
Tabela 62 – Despesas por agrupamentos |
93 |
5.2.2. ANÁLISE DA RECEITA |
96 |
Tabela 63 – Síntese da Execução Orçamental da Receita |
97 |
5.2.3. EXECUÇÃO ORÇAMENTAL |
99 |
5.2.4. AQUISIÇÕES DE BENS E SERVIÇOS E APOIO LOGÍSTICO |
100 |
Tabela 64 – Procedimentos realizados - Empreitadas de Obras Públicas |
100 |
Tabela 65 – Procedimentos realizados – Bens e Serviços - Concursos Públicos |
101 |
Tabela 67 – Procedimentos realizados - Bens e Serviços – Ajuste Direto |
102 |
Tabela 68 – Procedimentos realizados em Aquisição de Bens e Serviços (ESPAP) |
103 |
Tabela 69 – Lista de Viaturas dos SSGNR |
104 |
Tabela 70 – Tabela de Viaturas ao Serviço nos SSGNR |
105 |
5.2.5. GESTÃO DA MARCA E IDENTIDADE |
105 |
5.2.6. SISTEMAS E TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO |
107 |
5.2.6.1. GESTÃO E MANUTENÇÃO DE SISTEMAS |
107 |
5.2.6.2. GESTÃO DE INFRAESTRUTURAS TECNOLÓGICAS |
107 |
Gestão das Aplicações |
107 |
Contratos de assistência Técnica |
107 |
III – Balanço Social |
109 |
Gráfico 3 – Trabalhadores segundo a modalidade de vinculação |
109 |
Gráfico 4 – Trabalhadores segundo o grupo profissional |
110 |
Gráfico 5 – Trabalhadores segundo grupo, cargo ou carreira |
110 |
Gráfico 6 – Trabalhadores segundo o género |
111 |
Gráfico 7 – Trabalhadores segundo escalão etário |
112 |
Gráfico 8 – Trabalhadores por grupo, cargo ou carreira segundo o género |
112 |
Gráfico 9 – Trabalhadores segundo o nível de antiguidade |
113 |
Gráfico 10 – Trabalhadores segundo o grau de escolaridade |
114 |
Gráfico 11 – Motivos de ausência ao trabalho |
116 |
Gráfico 12 – Número de ausências de trabalhadores ao trabalho por género |
117 |
Gráfico 13 – Remunerações mensais por género |
118 |
Tabela 71 – Tipos de encargos com o pessoal |
119 |
Gráfico 14 – Participações em ações de formação profissional, por tipo, segundo a duração |
120 |
Tabela 72 – Processos de disciplina |
121 |
IV – PARTICIPAÇÃO E AUSCULTAÇÃO DOS CLIENTES INTERNOS E EXTERNOS |
123 |
1. QUESTIONÁRIO DE SATISFAÇÃO AOS COLABORADORES |
123 |
Gráfico 15 – Concordância com o papel relevante dos SSGNR perante os beneficiários |
124 |
Gráfico 16 – Concordância sobre a comunicação dos objetivos aos colaboradores por parte dos SSGNR |
125 |
Gráfico 17 – Concordância com a envolvência dos colaboradores na obtenção de resultados por parte dos SSGNR |
125 |
Gráfico 18 – Concordância sobre a partilha de competências e responsabilidades por parte do Conselho de Direção |
126 |
Gráfico 19 – Concordância sobre a aceitação de sugestões de melhoria por parte do Conselho de Direção |
126 |
Gráfico 20 – Concordância sobre a liderança do Conselho de Direção |
127 |
Gráfico 21 – Concordância sobre se os SSGNR encaram de forma igual o exercício dos direitos de maternidade e paternidade |
128 |
Gráfico 22 – Concordância com o bom ambiente de trabalho nos SSGNR |
130 |
Gráfico 23 – Concordância que existe igualdade de oportunidades entre homens e mulheres na progressão da carreira |
130 |
Gráfico 24 – Concordância com o gosto dos colaboradores(as) na prestação de serviço nos SSGNR |
131 |
2. QUESTIONÁRIO DE SATISFAÇÃO AOS BENEFICIÁRIOS |
132 |
Gráfico 25 – Categorias dos beneficiários |
133 |
Gráfico 26 – Área de residência dos beneficiários |
133 |
Gráfico 27 – Habilitações literárias dos beneficiários |
134 |
Gráfico 28 – Áreas dos SSGNR em que os beneficiários já usufruíram |
135 |
Gráfico 29 – Áreas dos Protocolos em que os beneficiários já usufruíram |
135 |
Gráfico 30 – Meios que os beneficiários utilizam para se informar sobre os SSGNR |
136 |
Gráfico 31 – Informação sobre os SSGNR |
137 |
Gráfico 32 – Grau de importância em relação aos subsídios |
137 |
Gráfico 33 – Grau de importância em relação aos empréstimos |
138 |
Gráfico 34 – Grau de importância em relação à habitação social |
138 |
Gráfico 35 – Grau de importância em relação às infraestruturas turísticas |
139 |
Gráfico 36 – Grau de importância em relação à Residencial |
139 |
Gráfico 37 – Grau de importância em relação aos Lares Académicos |
140 |
Gráfico 38 – Grau de importância em relação da Colónia de Férias |
140 |
Gráfico 39 – Grau de importância em relação da Colónia de Quiaios |
141 |
Gráfico 40 – Grau de importância em relação aos Serviços Farmacêuticos |
141 |
Gráfico 41 – Grau de importância em relação aos Protocolos |
142 |
Gráfico 42 – Grau de importância em relação aos Eventos |
142 |
Gráfico 43 – Grau de importância em relação à restauração da CFCC |
143 |
Gráfico 44 – Grau de satisfação global referente à atuação dos SSGNR |
147 |
3. QUESTIONÁRIO DE SATISFAÇÃO AOS BENEFICIÁRIOS – INFRAESTRUTURAS TURÍSTICAS |
148 |
V – Avaliação Final |
153 |
V – GLOSSÁRIO |
155 |
Vi – Anexos |
156 |
3.Divisória Anexo A_2 |
157 |
Anexo A |
157 |
questionário DE SATISFAÇÃO AOS COLABORADORES |
157 |
4.Ficha técnica_Anexo questionário colaboradores_2014 |
158 |
Ficha técnica |
158 |
Questionário de satisfação aos colaboradores dos SSGNR |
158 |
5.Questionário de satisfação aos trabalhadores dos SSGNR_2014 |
159 |
6.Divisória Anexo B |
191 |
Anexo B |
191 |
questionário SATISFAÇÃO AOS BENEFICIÁRIOS |
191 |
- SERVIÇOS GERAIS - |
191 |
7.Ficha técnica_Anexo questionário beneficiários_serviços gerais_2014 |
192 |
Ficha técnica |
192 |
Questionário de satisfação aos beneficiários dos SSGNR |
192 |
8.Questionário de satisfação aos beneficiários_serviços prestados |
193 |
9.Divisória Anexo C_2 |
213 |
Anexo C |
213 |
QUESTIONÁRIO SATISFAÇÃO AOS BENEFICIÁRIOS |
213 |
- INFRAESTRUTURAS TURÍSTICAS - |
213 |
10.Ficha técnica_ Anexo questionário infraestruturas_2014 |
214 |
Ficha técnica |
214 |
Questionário de satisfação aos beneficiários dos SSGNR – Infraestruturas turísticas |
214 |
11.Questionário de satisfação aos beneficiários_infraestruturas |
215 |
12.Contra_Capa_Relatório_Atividades_14 |
217 |