
Serviços Sociais da Guarda Nacional Republicana
Relatório de Atividades 2018
Página
246
Neste contexto, os SSGNR encontram-se a repensar um novo modelo de avaliação da satisfação
dos seus beneficiários, sendo que, como atrás referido, o modelo que tem vindo a ser adotado ao
longo dos últimos anos parece-nos que começa a acusar alguma saturação junto dos beneficiários,
pelo que, julgamos necessário seguir as melhores práticas em uso, sugerindo-se assim uma
mudança na forma de “auscultar” os nossos
clientes, pelo que, o novo modelo denominado por
QR
Code
, -
código bidimensional de leitura rápida
, pela sua simplicidade, associado aos dispositivos
móveis e à internet e também sem qualquer custo associado, poderá, em nosso entender, traduzir-
se numa eficaz alternativa
aos “tradicionais” inquéritos,
acompanhando a lógica de
melhoria
contínua
que estes SSGNR desejam dar prosseguimento, sempre na busca de um desempenho de
excelência proporcionado aos seus clientes
–
os Beneficiários.
Este código (ver imagem infra) poderá constituir-se como uma importante ferramenta, de resto
devidamente integrada no Plano Estratégico 2018-2020 destes Serviços Sociais, nomeadamente
através do seu Objetivo Estratégico 6 - Promoção e reforço da comunicação e da imagem
institucional
–
o qual estipula
que “(…)
a necessidade imperiosa de dar continuidade ao reforço da
notoriedade e imagem dos SSGNR, entende-se que deverão ser tomadas um conjunto de medidas
consideradas por estes serviços como de grande relevância para a promoção deste objetivo
estratégico, tais como o aproveitamento das novas ferramentas comunicacionais que, atualmente,
e cada vez mai
s, se constituem como “armas” críticas de comunicação interna e externa.
Assim, a
utilização de novos canais de comunicação,
(…)
é
encarado pelos SSGNR como um caminho a
adotar, sob pena de, se não o fizermos, não só nos “desatualizarmos”, como também de n
ão
conseguirmos “passar a mensagem” aos nossos Beneficiários.”
Também em estreito alinhamento com o objetivo estratégico 7 - Aumentar a qualidade do serviço
e o nível de satisfação dos Beneficiários
–
há que maximizar
“
a eficácia do serviço prestado pelos
SSGNR, na medida em que todos os processos, procedimentos, ações e atividades quotidianamente
desenvolvidas têm como fim último a satisfação das necessidades, expectativas e anseios dos
beneficiários
(…)”
, pelo que, se entende, que o ora proposto código QR encontra-se relacionado,
fundamentalmente, com a realização de promoções, fornecimento de informações sobre diversos
temas e produtos e ainda o encaminhamento para sites ou páginas de internet, traduzindo-se por
essa razão numa ferramenta com elevadas potencialidades para estes Serviços Sociais,
designadamente direcionando os nossos beneficiários para aquilo que eram
os “tradicionais”
inquéritos de satisfação, desta vez assentes nas novas tecnologias.
A este propósito, refira-se que, à semelhança da GNR, a qual já utiliza o sistema de QR para
fornecimento das coordenadas geográficas das suas Unidades Militares, conforme imagem
seguinte, também os SSGNR deverão fazê-lo em relação à localização de todas as suas
infraestruturas turísticas. Esta será mais uma importante funcionalidade ao dispor dos nossos
beneficiários.