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Serviços Sociais da Guarda Nacional Republicana

Relatório de Atividades 2018

Página

246

Neste contexto, os SSGNR encontram-se a repensar um novo modelo de avaliação da satisfação

dos seus beneficiários, sendo que, como atrás referido, o modelo que tem vindo a ser adotado ao

longo dos últimos anos parece-nos que começa a acusar alguma saturação junto dos beneficiários,

pelo que, julgamos necessário seguir as melhores práticas em uso, sugerindo-se assim uma

mudança na forma de “auscultar” os nossos

clientes, pelo que, o novo modelo denominado por

QR

Code

, -

código bidimensional de leitura rápida

, pela sua simplicidade, associado aos dispositivos

móveis e à internet e também sem qualquer custo associado, poderá, em nosso entender, traduzir-

se numa eficaz alternativa

aos “tradicionais” inquéritos,

acompanhando a lógica de

melhoria

contínua

que estes SSGNR desejam dar prosseguimento, sempre na busca de um desempenho de

excelência proporcionado aos seus clientes

os Beneficiários.

Este código (ver imagem infra) poderá constituir-se como uma importante ferramenta, de resto

devidamente integrada no Plano Estratégico 2018-2020 destes Serviços Sociais, nomeadamente

através do seu Objetivo Estratégico 6 - Promoção e reforço da comunicação e da imagem

institucional

o qual estipula

que “(…)

a necessidade imperiosa de dar continuidade ao reforço da

notoriedade e imagem dos SSGNR, entende-se que deverão ser tomadas um conjunto de medidas

consideradas por estes serviços como de grande relevância para a promoção deste objetivo

estratégico, tais como o aproveitamento das novas ferramentas comunicacionais que, atualmente,

e cada vez mai

s, se constituem como “armas” críticas de comunicação interna e externa.

Assim, a

utilização de novos canais de comunicação,

(…)

é

encarado pelos SSGNR como um caminho a

adotar, sob pena de, se não o fizermos, não só nos “desatualizarmos”, como também de n

ão

conseguirmos “passar a mensagem” aos nossos Beneficiários.”

Também em estreito alinhamento com o objetivo estratégico 7 - Aumentar a qualidade do serviço

e o nível de satisfação dos Beneficiários

há que maximizar

a eficácia do serviço prestado pelos

SSGNR, na medida em que todos os processos, procedimentos, ações e atividades quotidianamente

desenvolvidas têm como fim último a satisfação das necessidades, expectativas e anseios dos

beneficiários

(…)”

, pelo que, se entende, que o ora proposto código QR encontra-se relacionado,

fundamentalmente, com a realização de promoções, fornecimento de informações sobre diversos

temas e produtos e ainda o encaminhamento para sites ou páginas de internet, traduzindo-se por

essa razão numa ferramenta com elevadas potencialidades para estes Serviços Sociais,

designadamente direcionando os nossos beneficiários para aquilo que eram

os “tradicionais”

inquéritos de satisfação, desta vez assentes nas novas tecnologias.

A este propósito, refira-se que, à semelhança da GNR, a qual já utiliza o sistema de QR para

fornecimento das coordenadas geográficas das suas Unidades Militares, conforme imagem

seguinte, também os SSGNR deverão fazê-lo em relação à localização de todas as suas

infraestruturas turísticas. Esta será mais uma importante funcionalidade ao dispor dos nossos

beneficiários.