Portal do Beneficiário Canal da Denúncia Topo
Colónia de Quiaios encerra mais um ano de atividades
Colónia de Quiaios encerra mais um ano de atividades

Colónia de Quiaios encerra mais um ano de atividades

Colónia de Quiaios encerra mais um ano de atividades

Esta jornada, iniciada no dia 30 de Junho, acolheu nas instalações de Quiaios cerca de 480 crianças, entre os 6 e os 12 anos de idade, num total de dois meses e meio de atividade, tendo como principais objetivos proporcionar vivências diferenciadas e atividades fora do contexto familiar e escolar, promover o contacto com diferentes espaços e diferentes comunidades reforçando a convivência saudável em grupo e boas práticas de socialização.

Num total de 5 turnos, cada um com a duração de 12 dias, são vividas diversas experiências, aventuras e desafios, disfrutando da praia e da piscina, não esquecendo os jogos de cooperação, atividades noturnas, caminhadas, sessões de cinema e histórias que todos os dias procuram trazer algo de novo perante a temática que nos propomos a abordar.

Face ao facto de este ano ser o Ano Internacional da Cooperação pela Água, este foi o tema presente no 1º e 2º Turnos, sendo que no 3º e 4º Turnos procurámos dar uma “Volta a Portugal”, passando por diversas cidades de norte a sul do país, mas sem nunca deixar Quiaios e a Colónia, já no 5º Turno a temática abordada incidiu sobre os conhecimentos musicais na “Colónia Alive”.

As temáticas servem de base a todas as atividades e procuram estimular as crianças a novas descobertas, transformando-as nos principais agentes transmissores de mensagens positivas, tal como este ano, incentivando à descoberta das necessidades e desafios em torno da água e dos valores culturais e patrimoniais existentes no nosso país.

Por este facto, também não faltaram convidados externos que procuraram trazer-nos novas práticas, tais como a demonstração dos canídeos e solípedes pertencentes ao Comando Territorial de Coimbra da Guarda Nacional Republicana. Contámos ainda com a presença do Grupo de Intervenção, Proteção e Socorro (GIPS) da Unidade de Intervenção que nos proporcionaram aventuras radicais, tais como uma descida de slide.

Todos os turnos terminam com uma festa final ao cair da noite, onde as crianças mostram os seus trabalhos e aprendizagens efectuadas durante os dias que passaram na colónia, desde as músicas animadas que nos divertem nos tempos livres, às habituais danças coreografadas, alguns momentos de teatro, não esquecendo a dedicatória e o agradecimento a todas as equipas que os acompanharam.

Sem dúvida que esta experiência permite um crescimento integrado das crianças, enquanto seres sociais, procurando respeitar as regras de convivência, interagir com monitoras, funcionários e mesmo com os seus colegas de grupo e de camarata. Estes dias são marcados por emoções, por um lado, a saudade da família, por outro lado, a vontade de ver e rever os amigos procurando sempre novas aventuras.

A Colónia de Quiaios é, para todos os que por aqui passam, uma experiência única que deixa a sua marca e recordações que acompanham o percurso de vida de todas as crianças, num convívio salutar e repleto de emoções.

É desta forma que a CBIQ, deseja aos finalistas de 2013 votos de sucesso e felicidades esperando que vivam muitas outras aventuras, para todos os restantes, no próximo ano aguardamos-vos!