Dia da Criança
O evento, que decorreu, no dia 25 de maio, na Colónia de Férias da Costa de Caparica (CFCC), teve início às 9:00 horas da manhã com a receção dos participantes.
Na CFCC dos SSGNR as crianças encontraram várias atividades das quais puderam disfrutar durante todo o dia, nomeadamente, atividades radicais como torre de escalada, rede de abordagem, slides, ponte himalaia e tirolesa, rapel e half-pipe. Ainda dentro do radical os mais jovens puderam assistir a demonstrações de skate e as famílias reuniram-se para aceitar um desafio: uma prova de orientação em família onde as três primeiras classificadas ganharam um prémio da AZR Azimute.
Entretanto, os mais novos divertiram-se nos insufláveis e nos diferentes ateliês que foram realizados: decoração de bolachas, construção de chapéus, bolas de sabão e truques de magia. Houve ainda tempo para videojogos e para os matraquilhos e todos quiseram fazer tatuagens e pinturas, o que deu um ar ainda mais alegre e de festa entre os participantes.
Os bebés também tiveram as suas atividades: o teatro e a música deixou-os descontraídos e o espetáculo de bolas de sabão divertiu tanto os pequeninos como os pais que os acompanhavam.
Todos os familiares e amigos, que quiseram estar presente neste dia, puderam apreciar a exposição da história da Guarda, patrocinada pela Divisão de História e Cultura da Guarda, e contactaram com as várias valências da GNR que estiveram presentes: a Cinotécnica encantou miúdos e graúdos com as diversas demostrações; a Unidade de Segurança e Honras de Estado foi bastante apreciada e o batismo de equitação foi muito procurado, até os mais pequeninos não quiseram deixar de aproveitar e andaram a cavalo.
O GIPS esteve presente com atividades em rapel que todos quiseram experimentar.
O SEPNA e a Unidade de Trânsito disponibilizaram alguns meios que permitiram uma interação com as crianças, com os pais e familiares deixando ainda diversos alertas no âmbito da natureza e das regras de trânsito. A Unidade de Intervenção presenteou os participantes com as viaturas blindadas e os famosos capacetes e escudos protetores que fizeram sucesso entre os pequeninos. A Investigação Criminal fez “magia” com as impressões digitais das crianças que se deliciavam quando se apercebiam que a sua mão ficava marcada num papel apenas com recurso a um pozinho.
A Banda de Musica da GNR disponibilizou diversos instrumentos musicais que se transformaram num sucesso com todos a quererem tocar e a experimentar os seus dotes musicais.
Os pais aproveitaram ainda a oportunidade para fazer um rasteio médico aos seus filhos, uma vez que o Centro Clinico proporcionou esta hipótese a todos os beneficiários, e a Farmácia dos Serviços Sociais da GNR disponibilizou amostras para todos.
A alegria foi ainda ampliada pelos animadores de rua, que entusiasmavam crianças e adultos, e que foram circulando por toda a área da Colonia de Férias da Costa de Caparica.
Nem mesmo o almoço, que foi servido entre as 11:30 e as 15:00 horas permitiu que a adrenalina, instalada nas crianças, parassem as atividades. Todos quiseram degustar a comida de forma rápida para poderem aproveitar as atividades e os momentos de diversão.
Da parte da tarde o espetáculo “Magia da Disney”, o Avô Cantigas e a demonstração de Hip/Hop e Breakdance encantaram todos os presentes.
Ponto alto foi ainda o sorteio, realizado entre os filhos/netos dos beneficiários, de uma Wii-U, de um iPOD e de dois bonecos em peluche, e que foram entregues pelo Comandante-Geral, Tenente-General Luís Newton Parreira. Todas as crianças inscritas no evento olhavam entusiasticamente para as suas pulseiras, enquanto o speaker dizia os números, para saberem se tinham sido as sorteadas. Os contemplados foram: Margarida Amoroso, de 2 anos, com a Wii-U; Rita Rosa, de 2 anos, com o iPOD; Mariana Godinho, de 10 anos, e Martin Serrão, de 4 anos, com um boneco de peluche cada um.
Mas o dia não terminou sem que se cantassem os parabéns a seis aniversariantes presentes no evento, três crianças, duas mães e um pai, que tiveram direito a bolo de aniversário, e sem que se entregassem os restantes prémios prometidos pela participação nas provas.
Foram ainda entregues lanches, gelados e brindes a todas as crianças oferecidos pelas entidades protocoladas e pelos SSGNR.
Este foi o segundo ano que os Serviços Sociais da GNR comemoraram o Dia da Criança e mais uma vez, pelos relatos verbais dos beneficiários, revelou ser uma experiência muito positiva e bastante enriquecedora, deixando uma vontade de continuar a repetir este dia que os mais pequenos viveram intensamente.