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Serviços Sociais da Guarda Nacional Republicana

Plano de Atividades de 2019

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A Guarda Nacional Republicana (GNR) é outro dos mais importantes e críticos stakeholders dos SSGNR,

exigindo uma gestão próxima, na medida em que lhe compete disponibilizar o efetivo militar previsto no

Mapa de Pessoal e, acima de tudo, porque os Serviços Sociais só existem porque existe Guarda, servem

os beneficiários, mas também são um instrumento ao serviço da Guarda, intervindo no apoio aos militares

e civis, com a finalidade última e primordial de tornar a Guarda ainda mais forte, mais coesa e

operacionalmente mais capacitada, para o cumprimento da sua Missão.

Manter Informados

Stakeholders

que, embora não exerçam muito poder na organização, têm

importância, pois constituem a forma dos SSGNR alargarem o leque de serviços prestados, bem como a

sua área de influência, relacionando-se em geral através de protocolos e parcerias de cooperação,

atendendo que:

a.

Os trabalhadores dos SSGNR constituem um grupo dinâmico atento às evoluções sociais e políticas,

residindo na sua qualificação e alinhamento com a cultura organizacional a chave do sucesso dos

SSGNR no médio/longo prazo.

b.

A relação com os parceiros estratégicos e operacionais (GNR, outras Forças de Segurança nacionais

e estrangeiras, entidades protocoladas) consubstancia-se em projetos e ações de cooperação

solidária, procurando vantagens para os SSGNR e, naturalmente, para as demais entidades

envolvidas. Nesse prisma, os SSGNR fomentam a existência de protocolos que propiciem condições

vantajosas aos beneficiários, nomeadamente nas vertentes do ramo saúde, automóvel, da banca

e seguradoras, universidades, telecomunicações, gasolineiras, centros de apoio social e casas de

repouso, atividades de saúde e bem-estar, viagens e turismo, entre inúmeras outras. A interação

dos SSGNR junto das congéneres favorece a cooperação na partilha de boas práticas

(

Benchmarketing

), suscetíveis de serem aproveitadas em prol da melhoria dos serviços prestados.

Esforço Mínimo

Stakeholders

que requerem, em geral, um esforço mínimo por parte dos SSGNR, pois

não obstante existirem muitos prestadores de serviços análogos, não existe concorrência direta: o

público-alvo é apenas os beneficiários. No entanto, é de referir que os concorrentes podem ser muito

importantes como complemento à atividade dos SSGNR, em áreas que estes não conseguem responder.

Manter Satisfeitos

Stakeholders

que importa manter satisfeitos, desde logo, a Tutela (Ministério da

Administração Interna - MAI), tendo em conta o poder que lhe está inerente, com expressão nas decisões

políticas, com influência determinante na definição e prossecução dos objetivos, designadamente,

através da aprovação de legislação adequada às necessidades dos serviços, aumentando os níveis de

autonomia de gestão e respeitando os valores intrínsecos à condição militar.

Tal como foi dito anteriormente, e verificando-se que o desempenho e consequente sucesso dos SSGNR,

depende da sua interação e da satisfação das necessidades e expectativas de todas as partes interessadas,

procurou-se dividir os

stakeholders

em função da relação entre o seu nível de interesse e o seu poder na

organização, sendo que essa análise se encontra refletida no quadro abaixo.