Serviços Sociais da Guarda Nacional Republicana
Relatório de Atividades de 2012
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1.1.5.
Fatores condicionantes
Depois de efetuada a análise dos resultados alcançados e dos desvios verificados de acordo com os objetivos
expressos no QUAR, os Serviços Sociais consideram que houve alguns aspetos condicionantes neste processo
de avaliação da performance do Serviço
.
Num ano marcado pela implementação de fortes medidas de austeridade levadas a cabo pelo Governo, houve
um aumento exponencial das dificuldades económicas das famílias em geral e, particularmente dos beneficiários
dos SSGNR, o que despoletou num aumento da procura por parte dos beneficiários carenciados dos serviços
prestados pelos Serviços Sociais. Assim, e devido às fortes medidas de redução orçamental não foi possível
prestar auxílio a todos aqueles que necessitavam.
A saída de diversos colaboradores que detinham o conhecimento tácito do trabalho que faziam, também
condicionou temporariamente as tarefas executadas por algumas unidades orgânicas, no entanto ao longo do
ano essas condicionantes foram-se diluindo.
Os constrangimentos no recrutamento de recursos humanos com competências e qualificações em áreas
específicas e técnicas e a dificuldade na contratação de novos colaboradores, quer militares, quer civis, também
são fatores que condicionam a performance do Serviço.
1.1.6. Apreciação Qualitativa e Quantitativa dos Resultados Alcançados
Pelo descrito supra, considerando que três parâmetros de avaliação foram superados e tendo presente o índice
de produtividade, as taxas de utilização de recursos humanos e financeiros e o índice de rentabilidade
alcançados, a expressão qualitativa da avaliação dos Serviços Sociais situa-se, de acordo com o ponto 1 do
artigo 18º da Lei nº 66-B/2007, de 28 de dezembro, na expressão qualitativa de
desempenho BOM
.
Assim,
Avaliação final do serviço
Bom
Satisfatório
Insuficiente
117%
Tabela 22 – Avaliação final do Serviço