Table of Contents Table of Contents
Previous Page  26 / 158 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 26 / 158 Next Page
Page Background

Serviços Sociais da Guarda Nacional Republicana

Relatório de Atividades de 2012

Página

25

1.1.5.

Fatores condicionantes

Depois de efetuada a análise dos resultados alcançados e dos desvios verificados de acordo com os objetivos

expressos no QUAR, os Serviços Sociais consideram que houve alguns aspetos condicionantes neste processo

de avaliação da performance do Serviço

.

Num ano marcado pela implementação de fortes medidas de austeridade levadas a cabo pelo Governo, houve

um aumento exponencial das dificuldades económicas das famílias em geral e, particularmente dos beneficiários

dos SSGNR, o que despoletou num aumento da procura por parte dos beneficiários carenciados dos serviços

prestados pelos Serviços Sociais. Assim, e devido às fortes medidas de redução orçamental não foi possível

prestar auxílio a todos aqueles que necessitavam.

A saída de diversos colaboradores que detinham o conhecimento tácito do trabalho que faziam, também

condicionou temporariamente as tarefas executadas por algumas unidades orgânicas, no entanto ao longo do

ano essas condicionantes foram-se diluindo.

Os constrangimentos no recrutamento de recursos humanos com competências e qualificações em áreas

específicas e técnicas e a dificuldade na contratação de novos colaboradores, quer militares, quer civis, também

são fatores que condicionam a performance do Serviço.

1.1.6. Apreciação Qualitativa e Quantitativa dos Resultados Alcançados

Pelo descrito supra, considerando que três parâmetros de avaliação foram superados e tendo presente o índice

de produtividade, as taxas de utilização de recursos humanos e financeiros e o índice de rentabilidade

alcançados, a expressão qualitativa da avaliação dos Serviços Sociais situa-se, de acordo com o ponto 1 do

artigo 18º da Lei nº 66-B/2007, de 28 de dezembro, na expressão qualitativa de

desempenho BOM

.

Assim,

Avaliação final do serviço

Bom

Satisfatório

Insuficiente

117%

Tabela 22 – Avaliação final do Serviço