Relatório de Atividades de 2012
3.
Q
UESTIONÁRIO DE
S
ATISFAÇÃO PARA
C
OLABORADORES
Na sequência do desenvolvimento de ações que permitam a melhoria de desempenho dos Serviços Sociais
através da utilização de técnicas de gestão da qualidade e tendo em vista o cumprimento da alínea f) do nº 2 do
artigo 15º da Lei nº 66-B/2007 de 28 de dezembro, após o encerramento do ano de 2012 e já numa fase próxima
da conclusão do processo de avaliação de desempenho daquele ano, foi realizado um questionário à satisfação
dos colaboradores dos SSGNR.
O referido questionário foi disponibilizado na intranet dos Serviços Sociais, durante 22 dias, sendo as suas
respostas tratadas eletronicamente, através de processamento informático do respetivo formulário.
Para um universo de 103 colaboradores a tempo inteiro, foram obtidas e validadas
56 respostas
, tendo a
taxa
de participação
sido de
54,4%
. Não obstante alguns dos colaboradores prestarem serviço em locais afastados
da sede dos Serviços Sociais e poderem ter sentido algumas dificuldades no acesso ao questionário, importa
salientar que foi feito um esforço para envolver o maior número de colaboradores neste processo.
O questionário integrava 21 questões sobre o desempenho dos Serviços Sociais, articulando-se conforme
apresentado em
anexo
ao presente relatório.
As respostas às questões foram pontuadas pelos inquiridos numa escala de 1 a 7 e com as seguintes opções de
resposta:
1 = Extremamente Insatisfeito
2 = Muito Insatisfeito
3 = Insatisfeito
4 = Satisfeito
5 = Muito Satisfeito
6 = Extremamente Satisfeito
7 = Sem Opinião
Da análise aos resultados obtidos, conforme gráficos que se seguem, em termos globais a satisfação dos
trabalhadores para com os Serviços Sociais é bastante positiva no conjunto de todas as questões. No total dos
inquiridos, 51,4% estão satisfeitos e 39,3% encontram-se muito satisfeitos, restando apenas pouco mais de 9%
de colaboradores que não se consideram satisfeitos com o desempenho da organização.