
Serviços Sociais da Guarda Nacional Republicana
Relatório de Atividades 2017
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À Secretaria Geral compete executar as tarefas de receção e encaminhamento do expediente, de
apoio geral e de arquivo.
Além dos órgãos descritos, os SSGNR possuem ainda extensões junto das Unidades da Guarda
organicamente definidas, designadas por Delegações, que servem de interlocutor junto dos
Beneficiários nelas colocados. As Delegações são presididas, por inerência de funções, pelo
Comandante da Unidade, o qual é responsável pela gestão do pessoal e pelo apoio logístico
necessários ao bom funcionamento da Delegação.
2.
CARACTERIZAÇÃO DO AMBIENTE EXTERNO
2.1
ANÁLISE DOS
STAKEHOLDERS
No contexto atual, é cada vez mais comumente reconhecido que o sucesso estratégico de uma
organização depende não só dos seus próprios interesses, mas também de todos aqueles em que
nela têm interesses, pelo que, para a boa prossecução da missão dos SSGNR, torna-se
verdadeiramente imperativo proceder à análise e conhecimento dos seus
Stakeholders
. Na
realidade, os
Stakeholders
ou parceiros são todos os indivíduos, grupos de interesse e/ou
organizações que disputam o controlo de recursos e resultados de uma organização para proveito
próprio.
A análise de
Stakeholders
incide, assim, sobre quem tem interesses numa dada organização.
Cada
stakeholder
é motivado por um conjunto de objetivos, sendo que, na maior parte das vezes,
existem objetivos comuns, permitindo alavancar resultados positivos, muito embora, nalguns
casos, possam também haver objetivos conflituantes. Neste sentido, e no caso dos SSGNR, há
que encontrar a posição de equilíbrio que otimize a relação existente entre esta organização e os
Stakeholders
, em ordem a maximizar a sua performance de gestão. O sucesso da nossa missão
organizacional depende, em boa parte, da participação das partes interessadas e, por essa razão,
torna-se necessário assegurar que as suas expectativas e necessidades sejam conhecidas e
consideradas nos diferentes processos de decisão conduzidos, em regra, pelo Conselho de
Direção dos SSGNR.
Tais expectativas envolvem a satisfação de legítimas necessidades bem como um comportamento
ético e deontológico a considerar por todas as partes envolvidas. Cada interveniente ou grupo de
intervenientes representa um determinado tipo de interesse no processo. Os
Stakeholders
podem
dividir-se em dois grandes grupos, os internos e os externos, sendo que os SSGNR têm um
conjunto muito alargado de
Stakeholders
, quer de cariz interno, quer externo, conforme se pode
constatar na tabela seguinte.