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Serviços Sociais da Guarda Nacional Republicana

Relatório de Atividades 2017

Página

173

VIII. Questionário de Satisfação dos trabalhadores

No âmbito da sua política de qualidade e na sequência do desenvolvimento de ações que permitam a

melhoria de desempenho dos SSGNR e dando cumprimento ao disposto na alínea f) do n.º 2 do artigo 15º

da Lei n.º 66-B/2007, de 28 de dezembro, realizou-se, entre os dias 08 a 31 de janeiro de 2018, um

questionário de satisfação aos trabalhadores dos SSGNR referente a 2017.

O questionário teve como objetivo aferir o grau de satisfação dos trabalhadores em relação às atividades

que desenvolvem no seu quotidiano, bem como no que prezam sobre a Instituição e sobre as relações

interpessoais, para que os SSGNR possam adequar as necessidades dos seus trabalhadores às atividades

e relacionamentos existentes, promovendo desta forma os valores definidos para a Organização,

nomeadamente o espírito de corpo e camaradagem, a solidariedade e responsabilidade, a excelência e o

compromisso.

Os SSGNR atendendo a uma política de gestão assente numa lógica de melhoria contínua, consideram que

o “auscultar” de todo

o seu efetivo humano, num quadro devidamente contextualizado e integrado, permite

à sua Direção Superior tomar decisões e políticas mais ajustadas à realidade organizacional, pois poderá

agir com conhecimento de causa, criando, fomentando e encontrando as melhores e mais eficazes soluções

em prol dos seus trabalhadores e entre estes e as suas respetivas chefias.

A organização SSGNR atenta ao seu nobre propósito de “

servir e ajudar

” de forma exemplar os seus

Beneficiários, parte do pressuposto de que o nível técnico e humano dos seus efetivos, traduz-se em

condição não apenas necessária, mas verdadeiramente essencial para o desempenho de um trabalho

quotidiano de qualidade, onde impere o bem-estar entre todos os trabalhadores, com as naturais e

benéficas consequências nos resultados organizacionais.

Atendendo a este propósito e considerando o facto do inquérito não ser de carácter obrigatório, entendeu-

se proceder à reformulação do mesmo, face aos inquéritos efetuados nos anos anteriores, de forma a se

obter uma maior adesão de respondentes. O inquérito elaborado, pese embora tenha apresentado uma

estrutura idêntica aos dos anos anteriores, foi reduzido em 22 questões (-39%) face ao inquérito de 2016.

Tal redução, traduziu-se numa maior adesão na taxa de respostas obtidas, sendo que, com tais alterações

o inquérito ficou mais focado e objetivo do que o do ano anterior. As alterações propostas no referido

inquérito, foram devidamente ajustadas, indo ao encontro das reais necessidades dos SSGNR, na medida

em que aquelas consubstanciaram uma estrutura de modelo mais incisivo, focado e assente num conjunto

de questões mais diretas e em menor número, e originando um maior número de respostas por parte dos

trabalhadores.

O questionário foi disponibilizado através da intranet, associado ao perfil pessoal de cada trabalhador,

sendo que o tratamento dos dados foi feito de uma forma global. A análise individual foi evitada, o que

significa que o anonimato do trabalhador foi respeitado. Num universo de 93 trabalhadores, obtiveram-se

63 respostas completas e 6 incompletas, num total de 68 respostas, o que corresponde a 73,1 % do

universo de trabalhadores, representando um aumento de 33% face ao inquérito realizado no ano anterior.