
Serviços Sociais da Guarda Nacional Republicana
Relatório de Atividades 2017
Página
42
Análise
–
Impactos, mais-valias e benefícios decorrentes da sua execução
Indicador 5:
Neste indicador verificou-se que as medidas tomadas durante o ano de 2017 contribuíram
para uma maior procura, relativamente ao ano de 2016 (crescimento de 7%), evidenciando desta forma
uma maior fidelização destes Serviços por parte dos nossos Beneficiários em relação às atividades
desenvolvidas pelos SSGNR.
Em 2017 foram planeados diversos eventos sociais, com o objetivo de fomentar o convívio, a aprendizagem
e o bem-estar, mantendo sempre o intento de garantir uma vida social ativa aos Beneficiários.
N
este sentido, foram desenvolvidas várias atividades que se revelaram enriquecedoras, como o “Evento do
Dia Mundial da Criança” e o “Dia dos Jogos Tradicionais”, que reuniu no espaço da Colónia de Férias da
Costa de Caparica centenas de Beneficiários e as suas famílias num convívio salutar.
Neste âmbito, julga-
se importante ainda referir as “Viagens Culturais”, que possibilitaram a um leque de
Beneficiários conhecer ou revisitar Setúbal, com um passeio pelo Sado e visionamento de golfinhos e as
tradicionais e belas terras de Vila Velha de Rodão. Estes eventos foram importantes testemunhos do
empenho que têm vindo a ser implementado em prol dos Beneficiários. O sucesso alcançado viu-se refletido
nos apreciáveis níveis de satisfação entre todos os que participaram e partilharam estes momentos.
Indicador 6:
À semelhança do indicador anterior, verificou-se uma maior fidelização destes serviços por
parte dos nossos Beneficiários, contribuindo para o efeito o melhoramento das IFT, uma maior divulgação
das mesmas, o preço praticado e a diversidade de localização onde as IFT estão implantadas.
Objetivo 5
–
Implementar as medidas de eficiência orçamental incluídas na proposta de OE 2017
Execução do objetivo face ao indicador e respetivo resultado
Indicador 7
% de execução
Meta 2017
80%
Resultado
58%
Desvio
-28%
Taxa de
Realização
72%
Fórmula de Cálculo Ind. 7: % de execução
Fonte de verificação: Sistemas de Informação
Tabela 16
–
Execução do Objetivo 5
Análise
–
Impactos, mais-valias e benefícios decorrentes da sua execução
Indicador 7:
Neste indicador verificou-se que durante o ano de 2017 foram traçadas 12 (doze) medidas
de eficiência aquando a elaboração do OE, das quais 7 (sete) foram implementadas.
Da implementação
resultou uma poupança orçamental da despesa no montante de 73.995€,
correspondente a “procedimentos
centralizados pela UMC-
MAI”, a “projetos do IEFP para as necessidades pontuais de recursos humanos que
vão surgindo” e ainda também devido à “desburocratiza
ção de processos através de aplicações
informáticas”. Por sua vez, o aumento da receita em 106.341€,
deveu-se a
“renegociação de protocolos
para obtenção de maior rappel”, “arrendamento da Colónia Balnear Infantil de Quiaios” e também à