Promoção de Ações de formação de sensibilização em matéria de
segurança e saúde no trabalho;
Comemoração do dia dos Serviços Sociais;
Realização de diversos eventos comemorativos (p.e., o Dia da
Mulher, Dia São Martinho, Dia de Reis, almoço de Natal…);
Premiar o aniversário do trabalhador, através do reconhecimento
desse dia pelo Conselho de Direção perante o universo dos
trabalhadores.
VIII.
Questionário de Satisfação
Na sequência do desenvolvimento de ações que permitam a melhoria de
desempenho dos SSGNR, através da utilização de técnicas de gestão da
qualidade e tendo em vista o cumprimento da alínea f) do n.º 2 do artigo
15º da Lei n.º 66-B/2007, de 28 de dezembro, realizou-se, entre os dias 02
a 31 de janeiro de 2017, um questionário de satisfação aos colaboradores
dos SSGNR referente a 2016.
O questionário teve como objetivo de conhecer o grau de satisfação dos
colaboradores em relação às atividades que desenvolvem no dia a dia, no
que prezam sobre a Instituição e sobre os desenvolvimentos das relações
interpessoais, para que os SSGNR possam adequar as necessidades dos
seus colaboradores às atividades e relacionamentos, promovendo desta
forma os valores definidos para a Organização, nomeadamente o espírito de
corpo e camaradagem, a solidariedade e integração, a competência, a
responsabilidade, a excelência e qualidade.
O questionário foi disponibilizado através da intranet, associado ao perfil
pessoal de cada colaborador. Num universo de 91 colaboradores, obtiveram-
se 31 respostas completas e 5 incompletas, num total de 36 respostas, o
que corresponde a 39,56 % do universo de trabalhadores inquiridos.
Os inquiridos foram convidados a responder a sete dimensões de análise,
que foram subdivididas em diferentes afirmações, consoante o tema
proposto (vide anexo A).
Conforme o nível de concordância para as afirmações colocadas, os
colaboradores tinham como opção diferentes graus de resposta, baseadas
nas escalas de Likert, em que:
1 - Discorda totalmente; 2 – Discordo; 3 – Sem opinião formada; 4 –
Concorda e 5 – Concorda totalmente.
Assim, após análise efetuada às respostas obtidas foi possível apurar qual o
grau de satisfação dos colaboradores respondentes, donde se extraíram as
seguintes conclusões relativamente às dimensões em apreciação: