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Serviços Sociais da Guarda Nacional Republicana

Relatório de Atividades 2017

Página

18

Estes podem ser integrados nas seguintes categorias:

Beneficiários titulares (por imposição legal os Oficiais, Sargentos, Guardas e Civis do

Mapa de Pessoal da GNR e dos SSGNR, por subscrição voluntária, os cônjuges

sobrevivos dos Beneficiários titulares falecidos e os menores que sejam filhos órfãos);

Beneficiários extraordinários (Oficiais dos Quadros Permanentes das Forças Armadas

que prestem serviço na GNR);

Beneficiários familiares (os cônjuges e filhos dos Beneficiários titulares).

A Guarda Nacional Republicana é um dos mais importantes e críticos

Stakeholders

dos SSGNR,

na medida em é “fornecedora” de uma parte substancial dos nossos recursos humanos e é nela

que se reflete o serviço prestado aos beneficiários.

Os Serviços Sociais só existem porque existe Guarda, servem os Beneficiários, mas também são

um instrumento ao serviço da Guarda, intervindo no apoio aos militares e civis, com a finalidade

última e primordial de tornar a Guarda mais forte, mais coesa e operacionalmente mais

capacitada, para o cumprimento da sua Missão.

Manter Informados

Stakeholders

que, embora não exerçam muito poder na organização, têm

importância, pois constituem a forma dos SSGNR alargarem o leque de serviços prestados, bem

como a sua área de influência, relacionando-se em geral através de protocolos e parcerias de

cooperação, atendendo que:

Os trabalhadores dos SSGNR constituem um grupo dinâmico atento às evoluções sociais

e políticas, residindo na sua qualificação e alinhamento com a cultura organizacional a

chave do sucesso dos SSGNR no médio/longo prazo;

A relação com os parceiros estratégicos (GNR, outras Forças de Segurança nacionais e

estrangeiras, entidades protocoladas) evidencia-se pela cooperação estratégica e

solidária entre estes e os SSGNR. Nesse prisma, os SSGNR fomentam a existência de

protocolos que propiciem condições vantajosas aos beneficiários, nomeadamente nas

vertentes do ramo saúde, automóvel, da banca e seguradoras, universidades,

telecomunicações, gasolineiras, centros de apoio social e casas de repouso, atividades

de saúde e bem-estar, viagens e turismo, entre inúmeras outras. A interação dos SSGNR

junto das congéneres favorece a cooperação na partilha de boas práticas

(Benchmarking), suscetíveis de serem aproveitadas em prol da melhoria dos serviços

prestados.

Esforço Mínimo

Stakeholders

que requerem, em geral, um esforço mínimo por parte dos SSGNR,

pois não obstante existirem muitos prestadores de serviços análogos, não existe concorrência

direta: o público-alvo é apenas os beneficiários. No entanto, é de referir que os concorrentes