Previous Page  16 / 250 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 16 / 250 Next Page
Page Background

Serviços Sociais da Guarda Nacional Republicana

Relatório de Atividades 2017

Página

15

À Secretaria Geral compete executar as tarefas de receção e encaminhamento do expediente, de

apoio geral e de arquivo.

Além dos órgãos descritos, os SSGNR possuem ainda extensões junto das Unidades da Guarda

organicamente definidas, designadas por Delegações, que servem de interlocutor junto dos

Beneficiários nelas colocados. As Delegações são presididas, por inerência de funções, pelo

Comandante da Unidade, o qual é responsável pela gestão do pessoal e pelo apoio logístico

necessários ao bom funcionamento da Delegação.

2.

CARACTERIZAÇÃO DO AMBIENTE EXTERNO

2.1

ANÁLISE DOS

STAKEHOLDERS

No contexto atual, é cada vez mais comumente reconhecido que o sucesso estratégico de uma

organização depende não só dos seus próprios interesses, mas também de todos aqueles em que

nela têm interesses, pelo que, para a boa prossecução da missão dos SSGNR, torna-se

verdadeiramente imperativo proceder à análise e conhecimento dos seus

Stakeholders

. Na

realidade, os

Stakeholders

ou parceiros são todos os indivíduos, grupos de interesse e/ou

organizações que disputam o controlo de recursos e resultados de uma organização para proveito

próprio.

A análise de

Stakeholders

incide, assim, sobre quem tem interesses numa dada organização.

Cada

stakeholder

é motivado por um conjunto de objetivos, sendo que, na maior parte das vezes,

existem objetivos comuns, permitindo alavancar resultados positivos, muito embora, nalguns

casos, possam também haver objetivos conflituantes. Neste sentido, e no caso dos SSGNR, há

que encontrar a posição de equilíbrio que otimize a relação existente entre esta organização e os

Stakeholders

, em ordem a maximizar a sua performance de gestão. O sucesso da nossa missão

organizacional depende, em boa parte, da participação das partes interessadas e, por essa razão,

torna-se necessário assegurar que as suas expectativas e necessidades sejam conhecidas e

consideradas nos diferentes processos de decisão conduzidos, em regra, pelo Conselho de

Direção dos SSGNR.

Tais expectativas envolvem a satisfação de legítimas necessidades bem como um comportamento

ético e deontológico a considerar por todas as partes envolvidas. Cada interveniente ou grupo de

intervenientes representa um determinado tipo de interesse no processo. Os

Stakeholders

podem

dividir-se em dois grandes grupos, os internos e os externos, sendo que os SSGNR têm um

conjunto muito alargado de

Stakeholders

, quer de cariz interno, quer externo, conforme se pode

constatar na tabela seguinte.