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Serviços Sociais da Guarda Nacional Republicana

Relatório de Atividades 2017

Página

66

contabilidade, gestão

documental e tesouraria?

4.2 As diferentes aplicações

estão integradas permitindo

o cruzamento de informação?

X

A troca de informação entre a Intranet e aplicação de contabilidade é feita

através de tabelas de interface e "

webservices

"

4.3 Encontra-se instituído um

mecanismo que garanta a

fiabilidade, oportunidade e

utilidade dos outputs dos

sistemas?

X

Os mecanismos existentes são os próprios de cada aplicação, no entanto ainda

não foi criado um que integre todos os sistemas com capacidade para de forma

autónoma para repor todos os serviços

4.4 A informação extraída dos

sistemas de informação é

utilizada nos processos de

decisão?

X

São produzidos relatórios das diversas atividades nas diferentes plataformas

que servem de apoio à decisão

4.5 Estão instituídos

requisitos de segurança para

o acesso de terceiros a

informação ou ativos do serviço?

X

Os acessos têm dois níveis de segurança: o primeiro aquando do início da

sessão nas estações de trabalho e a segunda nas aplicações

4.6 A informação dos

computadores de rede está

devidamente salvaguardada

(existência de backups)?

X

A politica de backups passa por: backups máquinas virtuais, backups da base

de dados, backup das aplicações

4.7 A segurança na troca de

informações e software está

garantida?

X

A troca de informação entre as várias plataformas na rede interna circula em

VLAN´s distintas e o acesso do exterior utiliza um algoritmo de encriptação

Tabela 34 - Monitorização de Controlo Interno

5.4.3

ORGANIZAÇÃO INTERNA

Os SSGNR após a implementação de um novo sistema de gestão procederam às diligências necessárias

para levar a cabo a adaptação do mesmo às especificidades do serviço para que todo o conjunto alargado

de ferramentas possam ser exponencialmente otimizadas e rentabilizadas.

O recurso às novas tecnologias de informação e comunicação tem permitido aos SSGNR agilizar os seus

processos internos e garantir a sua transversalidade, através de uma aplicação criada internamente que

foi agora atualizada e adaptada à nova realidade.

Os SSGNR, desta forma, identificaram e adaptaram processos internos à realidade, atualizaram normas e

procedimentos, possibilitando a atualização e o acesso mais intuitivo à base de dados e uma melhor

medição da performance efetiva, assim como uma gestão mais rigorosa, proporcionando ganhos de

produtividade.