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Serviços Sociais da Guarda Nacional Republicana

Relatório de Atividades 2017

Página

70

Dos Serviços Sociais da Polícia de Segurança Pública (SSPSP) no que se refere aos polícias e

restantes trabalhadores inseridos no mapa de pessoal da PSP

Decreto-Lei n.º 42794, de 31 de dezembro de 1959

;

Do Instituto de Ação Social das Forças Armadas (IASFA) relativamente aos militares das forças

armadas e trabalhadores pertencentes ao mapa de pessoal das Forças Armadas

Decreto-Lei n.º 284/95, de 30 de outubro

.

Apesar de quase todos os Serviços Sociais terem elaborado novas leis orgânicas nos anos 90 e 2000 [à

exceção dos SSPSP que ainda se regem por um diploma dos anos 50], as mesmas encontram-se

desajustados das realidades sociais comparativamente com a evolução operada no âmbito da ação social

complementar plasmada no Decreto-Lei n.º 122/2007, de 27 de abril.

Apesar do expresso anteriormente sobre o financiamento é importante referir que na realidade umas

instituições são financiadas por dotações do Orçamento de Estado e outras apenas por receitas próprias.

Os SSGNR e os SSPSP enquadram-se nesta última categoria, uma vez que não recebem qualquer dotação

do Orçamento do Estado, ao contrário dos SSAP e do IASFA, que recebem dotações oriundas do Orçamento

de Estado. Assim,

o orçamento dos SSGNR e dos SSPSP baseia-se exclusivamente nas suas

receitas próprias

, onde as quotizações são pagas, obrigatoriamente, pelos respetivos Beneficiários, como

se encontra legalmente definido.

Este ponto é fundamental, implicando dificuldades adicionais quando se pretende comparar orçamentos

cuja proveniência é de natureza distinta. Contudo, considerando os dados disponibilizados publicamente

pelas instituições supracitadas nos seus relatórios de atividades, e tendo como referência o ano 2016 (os

dados de 2017 ainda não se encontram publicados), é possível proceder à seguinte sistematização:

SSAP

IASFA

SSGNR

SSPSP*

3

N.º de Beneficiários (titulares e familiares)

600.000

119.177

134.253

75.330

Orçamento

13.084.427

54.942.34

5 €

18.500

.000 €

6.698.751 €

Rácio

21,80

461,00

137,79

88,93 €

Tabela 35

Rácio entre total de Beneficiários e orçamento previsto

Ano de 2016

A análise da relação entre o orçamento estimado e o número de Beneficiários de cada um dos organismos,

implica ter presente que os SSAP e o IASFA recebem dotações do Orçamento do Estado, ao passo que

os

Serviços Sociais das Forças de Segurança contam apenas com os fluxos provenientes de

receitas próprias que lhe estão consignadas

. Assim, o rácio entre o total de Beneficiários e o

orçamento previsto (2016) evidencia a distribuição do orçamento pelo universo de Beneficiários potenciais

dos diversos Serviços de ação social complementar.

Relativamente aos protocolos, os SSAP e os SSPSP apresentam um elevado número de protocolos, 950 e

270, respetivamente, enquanto o IASFA indica um número mais reduzido (67). Quanto aos SSGNR, importa

referir que em 2016, continuou a preceder-se ao esforço de avaliação dos protocolos existentes encetado

nos últimos anos, avaliando as áreas de atividade ou serviço em que se inserem, a sua respetiva distribuição

3 Os dados referem-se a 2015, na medida em que não se encontram publicados os documentos de gestão de 2016