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Serviços Sociais da Guarda Nacional Republicana

Relatório de Atividades 2017

Página

68

5.5.2

UTILIZAÇÃO DA INFORMAÇÃO PRODUZIDA NOS PROCESSOS DE DECISÃO

O volume de informação produzida tem vindo a aumentar exponencialmente o que têm adaptado as

decisões tomadas, sendo um primordial recurso estratégico. Para acompanhar a crescente demanda estão

a ser feitas atualizações ao “hardware” que sustenta a solução para garantir uma fluidez na execução das

tarefas, redução do tempo dos processamentos internos e na produção de relatórios.

5.5.3

REQUISITOS DE SEGURANÇA DE ACESSOS AOS SI, DOS COMPUTADORES DE REDE E

NA TROCA DE INFORMAÇÃO

A segurança é hoje o ponto mais crítico a ter em conta por todos os sistemas de informação, e nesse

sentido os SSGNR têm vindo a adotar, não só com intervenções ao nível do fluxo da informação, como

também para a consciencialização dos colaboradores no que diz respeito à manipulação da informação

extraída do sistema integrado. Para além da validação do início das sessões no Sistema Operativo, e, por

conseguinte, no sistema, têm-se apostado no registo de atividade de cada colaborador nas ações tidas no

sistema integrado.

Apostando também neste último ponto pretende-se adotar um sistema de encriptação de todos os dados

armazenados no sistema de partilha.

No que concerne a acessos exteriores por parte dos colaboradores estes resumem-se a um grupo específico

de trabalhadores que pelas suas funções têm necessidade de este tipo de acesso que é feito através de

um túnel encriptado com certificados de 2048 bits. O acesso a área especifica por parte dos Beneficiários

titulares é feita por uma ligação web segura com certificado emitido por entidade certificadora autorizada.

5.6

PARTICIPAÇÃO

5.6.1

AUDIÇÃO E PARTICIPAÇÃO NA AVALIAÇÃO

Para a construção do presente Relatório de Atividades participaram todos os responsáveis das diferentes

unidades orgânicas dos SSGNR e foi feita uma reflexão entre as ações planeadas em sede de Plano de

Atividades e as ações executadas.

A autoavaliação do serviço envolveu a participação dos responsáveis por todas as unidades orgânicas dos

SSGNR, uma vez que os indicadores de desempenho foram construídos com base em informação produzida

pelas várias Repartições/Secções e Serviços, resumida e difundida pelos responsáveis das diversas áreas

de atuação dos Serviços. No final do ciclo de gestão, foi feita a auscultação aos clientes internos e externos

dos SGNR através de três questionários de satisfação, de caracter anónimo, tendo sido registadas algumas

sugestões de melhoria.

5.6.2

BENCHMARKING

A comparação dos desempenhos é um dos princípios que norteia o SIADAP. Esta avaliação faz-se através

de indicadores, que possibilitem o confronto no desempenho organizacional e operacional entre organismos

com a mesma índole. No caso dos SSGNR, pela especificidade e exclusividade do serviço prestado no