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PLANO DE GESTÃO DE RISCOS DE CORRUPÇÃO E INFRAÇÕES CONEXAS

Parte v – avaliação das medidas de prevenção

1. AVALIAÇão da implementação das medidas

Importa realizar um ponto de situação da implementação das medidas preventivas, por unidade orgânica,

no sentido de evitar, diminuir ou eliminar riscos de corrupção e/ou infrações conexas, previstas no Plano de

Prevenção de Riscos de Corrupção e Infrações Conexas dos SSGNR e outras que, entretanto, foram identificadas

no primeiro Relatório de monitorização de 2015.

Numa avaliação global, considera-se que as medidas preventivas traçadas anteriormente estão adequadas,

contribuindo para evitar, reduzir ou eliminar os riscos de corrupção e, ou, infrações conexas identificados pelos

SSGNR.

Grande parte das medidas encontram-se já implementadas ou em fase de implementação, no entanto, ainda

existemmedidas por implementar, devendo ser assegurada a sua continuidade sempre que existam alterações

na estrutura dos SSGNR. Nas situações em que as medidas preventivas traçadas foram já implementadas com

sucesso, mas em que se revelaram insuficientes para eliminar cabalmente os riscos identificados, foi necessário

traçar novas medidas preventivas, que em conjunto com as outras medidas já postas em prática, possibilitem

a redução ou eliminação dos riscos de corrupção e, ou, infrações conexas identificados.

Relativamente às medidas que não foram implementadas, os motivos não são exclusivos a uma unidade

orgânica, mas sim comuns a todas as Repartições, Secções e Serviços dos SSGNR. Assim, é possível elencar os

principais motivos para a não implementação das medidas propostas:

• Escassez de recursos humanos:

Nos últimos cinco anos verificou-se a saída de um elevado número de efetivos, tendo sido

muito insuficientes aqueles que ingressaram, não colmatando as reais necessidades do Serviço,

aumentando os constrangimentos sentidos nas diversas áreas, apesar do constante no mapa de

pessoal, previsto para cada ano, superiormente aprovado pela tutela.

• Consolidação do sistema de controlo integrado:

Os SSGNR possuem uma aplicação informática que visa consolidar um sistema de controlo

integrado

,

para dar apoio a todas as áreas do serviço. Não foi ainda possível implementar algumas

das medidas definidas no Plano inicial, pois a referida aplicação continua a ser ajustada às

necessidades, considerando que as funções base existentes na mesma não estão completamente

adaptadas às necessidades e exigências dos Serviços Sociais para com os beneficiários,

stakeholders

, tutela, entre outros.

• Insuficiente formação profissional:

A formação profissional nas diversas áreas dos SSGNR, especialmente em áreas com elevada

tecnicidade, é fundamental para um serviço de qualidade, eficiente e eficaz. No entanto, a falta de

recursos humanos tem impossibilitado que os SSGNR disponham de colaboradores com a função

técnica especifica e aprofundada em diversas áreas, como o direito fiscal, a contratação pública,

a contabilidade pública, o apoio contencioso e jurídico, a informática, a arquitetura, a engenharia

civil, entre outras, o que tem dificultado a implementação de algumas das medidas propostas no

Plano inicial.

• Atualização do manual de procedimentos internos

:

O manual de procedimentos internos tem vindo a ser construído de forma faseada e por áreas

de responsabilidade, no sentido de reunir toda a informação sobre o funcionamento da atividade

diária dos Serviços Sociais, sistematizando procedimentos e definindo tarefas e responsabilidades,

facilitandoo controloea celeridadeprocessual subjacenteemrazãodemais emelhor transparência

em todos os atos administrativos dos SSGNR. No entanto, e apesar do esforço que tem sido feito

para sistematizar os procedimentos e normas referentes ao funcionamento da atividade diária dos

SSGNR, em certas áreas ainda existem procedimentos internos por definir e outros por atualizar.