
Serviços Sociais da Guarda Nacional Republicana
Relatório de Atividades 2017
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7
N
OTA
I
NTRODUTÓRIA
O presente Relatório de Atividades de 2017, elaborado nos termos do
Decreto-Lei n.º 183/96, de 22 de setembro, e do artigo 15.º da Lei n.º 66-
B/2007, de 28 de dezembro, assenta na estrutura definida pelo Conselho
Coordenador de Avaliação dos Serviços, procedendo à análise e avaliação
das atividades desenvolvidas pelos Serviços Sociais da Guarda Nacional
Republicana (SSGNR) durante o último ano do ciclo estratégico de três anos
(2015-2017).
O ano de 2017, aqui em avaliação, correspondeu a mais um ano de alterações ao nível da direção
superior da estrutura organizacional dos Serviços Sociais, sem que com isso o propósito último
da missão organizacional dos SSGNR tivesse sido minimamente afetado. Na realidade, os bons
resultados alcançados, uma vez mais, refletiram um percurso de ascensão e ambição de todos
quantos aqueles que diariamente e de forma árdua trabalham em prol dos Beneficiários.
O documento que ora se apresenta pretende constituir-se como um repositório verdadeiramente
abrangente de todas as atividades desenvolvidas pelos SSGNR, procedendo à demonstração de
resultados, firmados em iniciativas e ações de gestão decorrentes de linhas de ação estratégica
orientadas por objetivos de cariz social, dando assim cumprimento à sua nobre missão de
permanente proximidade aos Beneficiários e melhoria das respostas às suas necessidades,
anseios e expetativas.
Durante o ano de 2017, não apenas se deu continuidade ao processo de modernização e
revalorização institucional desenvolvido no último triénio, alinhado por uma lógica onde
imperaram os princípios de eficiência, economia e eficácia organizacional, como também, de
forma adequada e equilibrada, justa e equitativa, habilitámos os serviços e produtos dos SSGNR
ao seu propósito último de existência institucional
–
servir e ajudar
os Beneficiários.
Com a execução das ações desenvolvidas no âmbito dos três objetivos estratégicos,
estabeleceram-se as desejáveis e salutares relações de confiança, proximidade e proteção,
promovendo a prestação dos serviços de excelência que há muito estes Serviços Sociais vêm
mantendo e melhorando, em plena sintonia com as exigências emanadas do seu lem
a “
Razões
de Servir e Ajudar
”.