
Serviços Sociais da Guarda Nacional Republicana
Relatório de Atividades 2018
Página
199
VII.
Questionário de Satisfação dos trabalhadores
No âmbito da sua política de qualidade e na sequência do desenvolvimento de ações que permitam a
melhoria de desempenho dos SSGNR e dando cumprimento ao disposto na alínea f) do n.º 2 do artigo 15º
da Lei n.º 66-B/2007, de 28 de dezembro, realizou-se, entre os dias 07 a 1 de fevereiro de 2019, um
questionário de satisfação aos seus trabalhadores, referente ao ano de 2018.
O questionário teve como objetivo aferir o grau de satisfação dos trabalhadores em relação às atividades
que desenvolvem no seu quotidiano, bem como no que prezam sobre a Instituição e sobre as relações
interpessoais, para que os SSGNR possam adequar as necessidades dos seus trabalhadores às atividades
e relacionamentos existentes, promovendo desta forma os valores definidos para a Organização,
nomeadamente o espírito de corpo e camaradagem, a solidariedade e responsabilidade, a excelência e o
compromisso.
Os SSGNR atendendo a uma política de gestão assente numa lógica de melhoria contínua, consideram que
o “auscultar” de todo o seu efetivo humano, num quadro devidamente contextualizado e integrado, permite
à sua Direção Superior tomar decisões e políticas mais ajustadas à realidade organizacional, pois assim
poderá agir com conhecimento de causa, criando, fomentando e encontrando as melhores e mais eficazes
soluções em prol dos seus trabalhadores e respetivas chefias.
A organização SSGNR atenta ao seu nobre propósito de “
servir e ajudar
” de forma exemplar os seus
Beneficiários, parte do pressuposto de que o nível técnico e humano dos seus trabalhadores, traduz-se em
condição não apenas necessária, mas verdadeiramente essencial para o desempenho de um trabalho
quotidiano de qualidade, onde impere o bem-estar entre todos os trabalhadores, com as naturais e
benéficas consequências nos resultados organizacionais.
Os SSGNR deram continuidade ao modelo já existente do ano anterior, o qual, por sua vez, já havia sido
alvo de uma profunda remodelação com o então objetivo de tornar o inquérito ma
is “amigável” e,
principalmente, facilitando a adesão ao mesmo e minimizando as probabilidades de desistência por parte
dos trabalhadores inquiridos.
Neste sentido, e com a aplicação de inquérito de 2018, os SSGNR deram continuidade a um modelo que
consideram adequado e devidamente ajustado ao seu propósito último, indo assim ao encontro das reais
necessidades destes Serviços Sociais, na medida em que a estrutura do inquérito consubstancia-se naquilo
que nos parece ser um modelo mais incisivo, focado e assente num conjunto de questões diretas, em
menor número, originando, consequentemente, um maior número de respostas por parte dos
trabalhadores.
De referir que, no presente relatório de 2018, elaboraram-se quadros com referência aos resultados do
ano anterior e consequente análise comparativa. Na verdade, uma análise bem-feita, pressupõe não apenas
uma constatação de factos e evidências concretas, mas sobretudo e principalmente, uma avaliação que
permita aferir tendências, retirando-se ilações e/ou ideias que, no seu conjunto, possam ajudar a promover
a construção de uma organização mais eficiente e eficaz nos seus propósitos e desígnios.