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Serviços Sociais da Guarda Nacional Republicana

Relatório de Atividades 2018

Página

199

VII.

Questionário de Satisfação dos trabalhadores

No âmbito da sua política de qualidade e na sequência do desenvolvimento de ações que permitam a

melhoria de desempenho dos SSGNR e dando cumprimento ao disposto na alínea f) do n.º 2 do artigo 15º

da Lei n.º 66-B/2007, de 28 de dezembro, realizou-se, entre os dias 07 a 1 de fevereiro de 2019, um

questionário de satisfação aos seus trabalhadores, referente ao ano de 2018.

O questionário teve como objetivo aferir o grau de satisfação dos trabalhadores em relação às atividades

que desenvolvem no seu quotidiano, bem como no que prezam sobre a Instituição e sobre as relações

interpessoais, para que os SSGNR possam adequar as necessidades dos seus trabalhadores às atividades

e relacionamentos existentes, promovendo desta forma os valores definidos para a Organização,

nomeadamente o espírito de corpo e camaradagem, a solidariedade e responsabilidade, a excelência e o

compromisso.

Os SSGNR atendendo a uma política de gestão assente numa lógica de melhoria contínua, consideram que

o “auscultar” de todo o seu efetivo humano, num quadro devidamente contextualizado e integrado, permite

à sua Direção Superior tomar decisões e políticas mais ajustadas à realidade organizacional, pois assim

poderá agir com conhecimento de causa, criando, fomentando e encontrando as melhores e mais eficazes

soluções em prol dos seus trabalhadores e respetivas chefias.

A organização SSGNR atenta ao seu nobre propósito de “

servir e ajudar

” de forma exemplar os seus

Beneficiários, parte do pressuposto de que o nível técnico e humano dos seus trabalhadores, traduz-se em

condição não apenas necessária, mas verdadeiramente essencial para o desempenho de um trabalho

quotidiano de qualidade, onde impere o bem-estar entre todos os trabalhadores, com as naturais e

benéficas consequências nos resultados organizacionais.

Os SSGNR deram continuidade ao modelo já existente do ano anterior, o qual, por sua vez, já havia sido

alvo de uma profunda remodelação com o então objetivo de tornar o inquérito ma

is “amigável” e,

principalmente, facilitando a adesão ao mesmo e minimizando as probabilidades de desistência por parte

dos trabalhadores inquiridos.

Neste sentido, e com a aplicação de inquérito de 2018, os SSGNR deram continuidade a um modelo que

consideram adequado e devidamente ajustado ao seu propósito último, indo assim ao encontro das reais

necessidades destes Serviços Sociais, na medida em que a estrutura do inquérito consubstancia-se naquilo

que nos parece ser um modelo mais incisivo, focado e assente num conjunto de questões diretas, em

menor número, originando, consequentemente, um maior número de respostas por parte dos

trabalhadores.

De referir que, no presente relatório de 2018, elaboraram-se quadros com referência aos resultados do

ano anterior e consequente análise comparativa. Na verdade, uma análise bem-feita, pressupõe não apenas

uma constatação de factos e evidências concretas, mas sobretudo e principalmente, uma avaliação que

permita aferir tendências, retirando-se ilações e/ou ideias que, no seu conjunto, possam ajudar a promover

a construção de uma organização mais eficiente e eficaz nos seus propósitos e desígnios.