
Serviços Sociais da Guarda Nacional Republicana
Relatório de Atividades 2018
Página
202
Para os trabalhadores dos SSGNR é realidade irrefutável de que a “sua” Instituição tem um papel muito
relevante perante os seus Beneficiários. Afinal mais de 92% das respostas obtidas foram no sentido de
que os SSGNR desempenham um papel de relevância para os Beneficiários, quando no ano anterior havia
sido um pouco menos (91%). Daquele universo, 55,38% dos respondentes manifestaram concordar com
a afirmação colocada e 35,92% manifestaram total concordância. Apenas 1,54% não manifestou qualquer
opinião sobre a questão apresentada.
Também nesta questão não registámos alterações significativas face ao inquérito do ano anterior, o que
denota uma consciencialização acrescida por parte de todos os trabalhadores, militares e civis, do quão
importante é a missão destes Serviços Sociais para todos aqueles que se encontrando no ativo ou na
reserva e/ou reforma, beneficiam dos serviços e dos apoios proporcionados por esta grande casa da
Guarda Nacional Republicana.
Comunicam os seus objetivos aos trabalhadores
Resposta
Contagem
(2018)
Percentagem
(2018)
Percentagem
(2017)
Variação (%)
2017/2018
Discordo Totalmente (A1)
1
1,54%
2,94%
-1,40%
Discordo (A2)
3
4,62%
7,35%
-2,73%
Sem Opinião Formada (A3)
7
10,77%
16,18%
-5,41%
Concordo (A4)
36
55,38%
52,94%
2,44%
Concordo Totalmente (A5)
14
21,54%
13,24%
8,30%
Sem resposta
4
6,15%
7,35%
-1,20%
No que a esta questão respeita, área que consideramos como de grande criticidade na gestão de uma
organização, registámos, como seria expectável, uma grande diversidade de opiniões, sendo que,
comparativamente ao ano de 2017, se registou uma subida muito significativa do número de inquiridos que
responderam de forma positiva. Assim, se no inquérito do ano transato tínhamos obtido mais de 66% de
respostas positivas, no presente inquérito de 2018 obtiveram-se praticamente 77% de respostas positivas,
sendo que, houve mais 8,30% de pessoas a manifestarem a sua total concordância com esta questão.
É de realçar as 09 sessões facultadas pelo Conselho de Direção que em muito contribuíram para esse
sentimento generalizado em todos os trabalhadores, da existência de uma organização não apenas voltada
para o seu propósito último de
servir e ajudar
os seus Beneficiários, mas também, preocupada em fomentar
boas relações entre os trabalhadores, proporcionando-lhes informação útil e, comunicando-lhes, a todo o
tempo, as várias ações e/ou atividades desenvolvidas quotidianamente pela organização.