
Serviços Sociais da Guarda Nacional Republicana
Relatório de Atividades 2018
Página
207
Concordo Totalmente (A5)
17
27,87%
25,00%
2,87%
Sem resposta
0
0,00%
8,82%
-8,82%
Em relação às normas instituídas e respetivo conhecimento das mesmas por parte dos trabalhadores,
91,80% dos inquiridos responderam favoravelmente, o que denota, por um lado, interesse dos
trabalhadores para com a organização em que trabalham e, por outro lado, pela transparência,
divulgação e acessibilidade dos documentos norteadores dos SSGNR.
A este propósito, não será displicente referir que estes SSGNR disponibilizam no seu site oficial, toda a
informação necessária e obrigatória por lei, designadamente os seus instrumentos de gestão, planos
estratégicos e outros importantes documentos a que todos os trabalhadores, Beneficiários e restantes
stakeholders têm naturalmente acesso.
Sei quais são os serviços prestados pelos SSGNR e o contributo do meu trabalho para eles
Resposta
Contagem
(2018)
Percentagem
(2018)
Percentagem
(2017)
Variação (%)
2017/2018
Discordo Totalmente (A1)
0
0,00%
0,00%
0,00%
Discordo (A2)
0
0,00%
0,00%
0,00%
Sem Opinião Formada (A3)
2
3,28%
5,88%
-2,60%
Concordo (A4)
39
63,93%
52,94%
10,99%
Concordo Totalmente (A5)
20
32,79%
32,35%
0,44%
Sem resposta
0
0,00%
8,82%
-8,82%
Nesta questão torna-se particularmente interessante verificar que na organização SSGNR há um
verdadeiro “casamento” dos trabalhadores com a sua organização, ou não se registasse tamanha
aproximação entre as variáveis em causa,
saber quais os serviços prestados pelos SSGNR e o
contributo dos trabalhadores para a concretização dos mesmos
. Na realidade, e de forma quase
unanime, praticamente todos os trabalhadores desta casa sabem e estão consciencializados sobre o
quão importante é o contributo do seu trabalho para a concretização prática e efetiva dos serviços
prestados pelos SSGNR.
Assim, 96,72% dos trabalhadores (em 2017, haviam sido 85,29%) responderam com grande
veemência e de forma positiva a esta questão, o que não deixará de transparecer aquilo que nos
parece ser uma postura de grande dedicação e entrega à causa última da existência dos Serviços
Sociais da GNR, que são precisamente as nossas “
razões de
(bem)
servir e ajudar
”. De referir que na
presente questão, não houve qualquer resposta de índole negativa, tal como já se havia constatado
no ano anterior, o que ajuda a reforçar, ainda mais, aquela nossa convicção.