10 PLANO ESTRATÉGICO 2015-17
Na Tabela 1 encontram-se esquematizados os stakeholders que assumem particular relevância (internos e
externos) indicando as respetivas caraterísticas, o que esperam de nós, o que esperamos deles e quais os graus de
poder, influência e interesse.
Tendo por base os graus de poder/influência e de interesse, infere-se deste modo a postura expectável dos SSGNR
para com os seus stakeholders:
Gerir com Proximidade – Stakeholders relativamente aos quais os SSGNR devem
estabelecer relações de confiança e proximidade reforçadas, desenvolvendo
os maiores esforços para a sua satisfação, tendo em conta que os Beneficiários
constituem-se como a razão de existência dos SSGNR, alimentando expetativas
na oferta de apoio social complementar e serviços de qualidade, responsável e
equitativo. Comoalimentadoresdosistemaderedistribuiçãoda riqueza,mediante
o desconto de uma quotização obrigatória ou voluntária, os beneficiários são
ainda observadores atentos e interessados na performance dos SSGNR. Estes
podem ser integrados nas seguintes categorias:
a) Beneficiários titulares (por imposição legal os Oficiais, Sargentos, Praças
e Civis dos quadros da GNR que se encontram na situação de ativo/
reserva/reforma, em que nesta última situação é de forma voluntária
e, por subscrição voluntária, os cônjuges sobrevivos dos beneficiários
titulares falecidos e os menores que sejam filhos órfãos),
b) Beneficiários extraordinários (Oficiais dos Quadros Permanentes das
Forças Armadas que prestem serviço na GNR) e
c) Beneficiários familiares (os cônjuges e filhos dos beneficiários titulares).
Manter Informados – Stakeholders que, embora não exerçam muito poder na
organização, têm importância pois constituem a forma dos SSGNR alargarem o
leque de serviços prestados, bem como a sua área de influência, relacionando-se
em geral através de protocolos e parcerias de cooperação, atendendo que:
a) Os Colaboradores dos SSGNR constituem um grupo dinâmico atento às
evoluções sociais e políticas, residindo na sua qualificação e alinhamento
com a cultura organizacional a chave do sucesso dos SSGNR no médio/
longo prazo.