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14 PLANO ESTRATÉGICO 2015-17

Para avaliar o comportamento dos SSGNR em relação às forças do mercado, identificando a posição do setor

em que atua, recorreu-se ao modelo SWOT, para permitir perceber as caraterísticas internas organizacionais e

o ambiente externo, fazendo a combinação de forças e fraquezas de uma organização com as oportunidades

e ameaças provenientes do mercado e que esquematicamente se resumem em:

Figura 1- Matriz de análise SWOT

A estratégia a adotar, na sequência desta análise, procurará explorar oportunidades que tenham como fatores

críticos de sucesso aqueles em que a organização se encontra mais forte e relativamente aos quais um bom

desempenho é fundamental para o sucesso da atividade da organização e para a sua sobrevivência.

PONTOS FORTES (STRENGTHS)

Forte Cultura Institucional

Capacidade de organização e planeamento

Independência de Recursos Financeiros

Possibilidade de possuir um leque diversificado de Produtos e

Serviços

Carteira de Clientes Definida

Concorrência inexistente ou inócua

Património extenso e em localização privilegiada

PONTOS FRACOS (WEAKNESSES)

Fraca imagem percebida do exterior

Herança de processos burocráticos e de deficiente infraestrutura

tecnológica (inexistente até 1996)

Fraca autonomia de gestão financeira

Complexidade da gestão logística das infraestruturas

Escassez de recursos humanos

Escassez de recursos humanos qualificados

A vetustez do Patrimonio

OPORTUNIDADES (OPPORTUNITIES)

Evolução das Tecnologias de Informação e Comunicação

Crescente Potencial de novos parceiros interessados em explorar

sinergias

Intercâmbio e cooperação estratégica com parceiros congéneres

Partilha de experiências e informação no âmbito da proteção social

com as forças congeneres, aumentando a qualidade de serviços

prestados ao Beneficiários

Estabelecimento de instruções e procedimentos de coordenação a

diversos niveis: a nível interno e a nível das delegações dos

SSGNR

Pressão Económica transversal sobre as famílias

Crescente necessidade de eficiência nos Serviços Públicos

AMEAÇAS (THREATS)

Benficários cada vez mais exigentes devido ao aumento das suas

necessidades.

Evolução tecnologica que se reflete na facilidade de aquisição e

transmissão de noticias

Indefinição quanto ao modelo de gestão, enquadramento orgânico e

estatutário

Rotatividade dos cargos dirigentes

Restrições à contratação de pessoal

Limitação na diversificação da oferta de produtos e serviços, face às

regras legislativas, no âmbito orçamental

Constrangimentos orçamentais impostos a toda a Administração

Publica

Fraca proatividade dos beneficiários na procura dos serviços

Resistência à mudança e inovação

Pressão do Governo para retirar militares dos serviços

administrativos (Crise de identidade e declínio da Cultura

organizacional)

SWOT