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Serviços Sociais da Guarda Nacional Republicana

Relatório de Atividades de 2011

Página

25

2.

Q

UESTIONÁRIO DE

S

ATISFAÇÃO PARA

C

OLABORADORES

Na sequência do desenvolvimento de ações que permitam a melhoria de desempenho dos Serviços Sociais

através da utilização de técnicas de gestão da qualidade e tendo em vista o cumprimento da alínea f) do nº 2 do

artigo 15º da Lei nº 66-B/2007 de 28 de dezembro, após o encerramento do ano de 2011 e já numa fase próxima

da conclusão do processo de avaliação de desempenho daquele ano, foi realizado um questionário à satisfação

dos colaboradores dos SSGNR.

O referido questionário foi disponibilizado na intranet dos Serviços Sociais, durante 10 dias, sendo as suas

respostas tratadas eletronicamente, através de processamento eletrónico do respetivo formulário.

Para um universo de 107 colaboradores a tempo inteiro, foram obtidas e validadas

64 respostas

, tendo a

taxa

de participação

sido de

59,8%

. Não obstante alguns dos colaboradores prestarem serviço em locais afastados

da sede dos Serviços Sociais e poderem ter sentido algumas dificuldades no acesso ao questionário, importa

salientar que foi feito um esforço para envolver o maior número de colaboradores neste processo.

O questionário integrava 8 grupos de questões, articulando-se conforme apresentado em

anexo

ao presente

relatório e nas seguintes dimensões avaliadas:

1. Satisfação global dos colaboradores com a organização;

2. Satisfação com a gestão e sistemas de gestão;

3. Satisfação com o estilo de liderança do Conselho de Direção – chefia de topo;

4. Satisfação com o estilo de liderança das restantes Chefias;

5. Satisfação com as condições de higiene, segurança, equipamentos e serviços;

6. Satisfação com as condições de trabalho;

7. Satisfação com o desenvolvimento da carreira;

8. Níveis de motivação.

As respostas às questões foram pontuadas pelos inquiridos numa escala de 1 a 6.

Da análise aos resultados obtidos, conforme gráficos que se seguem, em termos globais a satisfação dos

trabalhadores para com os Serviços Sociais é bastante positiva no conjunto de todas as questões. No total dos

inquiridos, 65,8% estão satisfeitos e 15,6% encontram-se muito satisfeitos, restando apenas pouco mais de 7%

de colaboradores que não se consideram satisfeitos com a organização.