Serviços Sociais da Guarda Nacional Republicana
Relatório de Atividades de 2011
Página
25
2.
Q
UESTIONÁRIO DE
S
ATISFAÇÃO PARA
C
OLABORADORES
Na sequência do desenvolvimento de ações que permitam a melhoria de desempenho dos Serviços Sociais
através da utilização de técnicas de gestão da qualidade e tendo em vista o cumprimento da alínea f) do nº 2 do
artigo 15º da Lei nº 66-B/2007 de 28 de dezembro, após o encerramento do ano de 2011 e já numa fase próxima
da conclusão do processo de avaliação de desempenho daquele ano, foi realizado um questionário à satisfação
dos colaboradores dos SSGNR.
O referido questionário foi disponibilizado na intranet dos Serviços Sociais, durante 10 dias, sendo as suas
respostas tratadas eletronicamente, através de processamento eletrónico do respetivo formulário.
Para um universo de 107 colaboradores a tempo inteiro, foram obtidas e validadas
64 respostas
, tendo a
taxa
de participação
sido de
59,8%
. Não obstante alguns dos colaboradores prestarem serviço em locais afastados
da sede dos Serviços Sociais e poderem ter sentido algumas dificuldades no acesso ao questionário, importa
salientar que foi feito um esforço para envolver o maior número de colaboradores neste processo.
O questionário integrava 8 grupos de questões, articulando-se conforme apresentado em
anexo
ao presente
relatório e nas seguintes dimensões avaliadas:
1. Satisfação global dos colaboradores com a organização;
2. Satisfação com a gestão e sistemas de gestão;
3. Satisfação com o estilo de liderança do Conselho de Direção – chefia de topo;
4. Satisfação com o estilo de liderança das restantes Chefias;
5. Satisfação com as condições de higiene, segurança, equipamentos e serviços;
6. Satisfação com as condições de trabalho;
7. Satisfação com o desenvolvimento da carreira;
8. Níveis de motivação.
As respostas às questões foram pontuadas pelos inquiridos numa escala de 1 a 6.
Da análise aos resultados obtidos, conforme gráficos que se seguem, em termos globais a satisfação dos
trabalhadores para com os Serviços Sociais é bastante positiva no conjunto de todas as questões. No total dos
inquiridos, 65,8% estão satisfeitos e 15,6% encontram-se muito satisfeitos, restando apenas pouco mais de 7%
de colaboradores que não se consideram satisfeitos com a organização.