Serviços Sociais da Guarda Nacional Republicana
Relatório de Atividades de 2013
Página
1
Í
NDICE
I – NOTA INTRODUTÓRIA
................................................................................................................................... 5
1.
C
ARACTERIZAÇÃO DO
A
MBIENTE
I
NTERNO E
E
XTERNO
......................................................................................... 7
1.1.
Ambiente Interno
.............................................................................................................................. 7
1.1.1.
Missão
..........................................................................................................................................................7
1.1.2.
Tipificação dos serviços prestados
...............................................................................................................8
1.1.3.
Visão
............................................................................................................................................................8
1.1.4.
Valores
.........................................................................................................................................................9
1.1.5.
Quadro-Resumo
...........................................................................................................................................9
1.1.6.
Composição e Articulação
..........................................................................................................................10
1.2.
Ambiente Externo
........................................................................................................................... 11
1.2.1.
Análise dos Stakeholders
...........................................................................................................................11
1.3.
Identificação dos principais clientes
............................................................................................... 13
2.
O
BJETIVOS E
E
STRATÉGIAS DESENVOLVIDAS EM
2013: O
RIENTAÇÕES
G
ERAIS E
E
SPECÍFICAS
.................................. 15
II – AUTOAVALIAÇÃO
.......................................................................................................................................16
1.
A
NÁLISE DE
R
ESULTADOS
A
LCANÇADOS E OS
D
ESVIOS
V
ERIFICADOS DE
A
CORDO COM O
QUAR
.............................. 16
1.1.
Apresentação do QUAR 2013 – Avaliação Global do Grau de Cumprimento dos Objetivos
............. 16
1.1.1.
Identificação dos Objetivos Estratégicos e Operacionais
............................................................................16
1.1.2.
Execução dos Objetivos, Resultados e Desvios
..........................................................................................17
1.1.3.
Análise do desempenho
.............................................................................................................................30
1.1.4.
Análise dos Parâmetros de Avaliação
.........................................................................................................32
1.1.5
Fatores condicionantes
..............................................................................................................................37
1.1.6.
Apreciação Qualitativa e Quantitativa dos Resultados Alcançados
.............................................................37
2.
R
ESULTADOS DOS
O
BJETIVOS
O
PERACIONAIS TRAÇADOS NO
P
LANO
A
TIVIDADES
2013
........................................... 38
2.1.
Objetivos Operacionais não relacionados diretamente com a avaliação do Serviço
........................ 38
2.2.
Atividades Previstas no Plano de Atividades 2013
.......................................................................... 40
2.2.1
Ação Social e Mutualidade
..........................................................................................................................40
2.2.2
Gestão de Infraestruturas
...........................................................................................................................40
2.2.3
Gestão Interna
............................................................................................................................................40
3.
Q
UESTIONÁRIO DE
S
ATISFAÇÃO PARA
T
RABALHADORES
..................................................................................... 42
4.
A
VALIAÇÃO DO
S
ISTEMA DE
C
ONTROLO
I
NTERNO
.............................................................................................. 48
4.1.
Ambiente de controlo
...................................................................................................................... 48
4.1.1.
Valorização de valores éticos e de conduta
.................................................................................................48
4.1.2.
Incentivo ao desenvolvimento de boas práticas
..........................................................................................48
4.1.3.
Comunicação e alinhamento entre a alta direção e dirigentes das unidades orgânicas
...............................49
4.1.4.
Controlo externo e constituição do órgão responsável pelo controlo da legalidade
.....................................50
4.1.5.
Estrutura organizacional
.............................................................................................................................50
4.1.6.
Atividades e Procedimentos de Controlo Administrativo
.............................................................................54