
Serviços Sociais da Guarda Nacional Republicana
Balanço Social 2017
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Conclusão:
A importância da avaliação da satisfação dos trabalhadores prende-se com
a necessidade premente de se poder aferir das necessidades, sentimentos,
angustias, expetativas e vontades dos trabalhadores. Esta aferição permite
aos dirigentes, em especial aos de topo, melhor compreender o estado real
da Organização, ajudando-os na definição das melhores políticas de gestão
tendentes a minimizar problemas existentes e a desencadearem as
melhores opções de gestão em prol do aumento da eficiência e eficácia
organizacional.
Do total de trabalhadores que responderam ao inquérito, o índice de
satisfação medido através da questão “
Gosto de estar nos SSGNR
” situou
-
se nos 4,48, tendo-se superado o objetivo definido no Quadro de Avaliação
e Responsabilização (QUAR) para o ano de 2017 e cuja meta se enquadrava
dentro de um intervalo de 4,2 a 4,4 numa escala medida de 0 a 5. No âmbito
deste inquérito, os resultados obtidos foram francamente positivos,
verificando-se uma certa homogeneidade de respostas nos diferentes temas
abordados.
No que respeita à missão da nossa Organização, os trabalhadores, de forma
unânime, responderam concordar e/ou concordar totalmente com o facto
dos SSGNR serem uma instituição com um papel relevante para com os seus
clientes
–
os Beneficiários.
Neste contexto, verifica-se que uma parte muito significativa dos
trabalhadores (63,24%) considera que a sua Instituição é credora de uma
imagem institucional positiva, assim como também se verificou que uma
grande parte dos trabalhadores, quase 70% (67,65%) responderam achar
que a direção aceita sugestões de melhoria e incentiva a participação dos
trabalhadores nos processos de tomada de decisão.
Verificou-se, contudo, que houve um número significativo de respostas que,
por discordância ou não pronunciamento de qualquer opinião, nos leva a
reforçar a intenção destes SSGNR deverem promover ações comunicacionais
aos trabalhadores, razão pela qual, se encontra inscrito no Plano Estratégico
da nossa organização, um conjunto de ações que visam precisamente o
alavancar de uma maior e mais clara transmissão dos objetivos que se
pretendem dos trabalhadores. Acreditamos que todos os mecanismos
comunicacionais existentes nos SSGNR serão críticos para o dirimir de
possíveis zonas de conflitualidade e, consequentemente, de promoverem
um melhor clima organizacional.
Conscientes de que o tipo de trabalho nos SSGNR é exigente, e de resto
corroborado por parte significativa dos respondentes, entendemos que se
deverá promover e desencadear todo um conjunto de iniciativas e/ou ações
que possam recompensar ou reconhecer tal nível de exigência profissional.
É também por esta razão que no PE 2018-2020 se encontram espelhadas
algumas ações que visam precisamente dar resposta adequada a esta
situação.