
Serviços Sociais da Guarda Nacional Republicana
Balanço Social 2018
30
(58,82%), no inquérito de 2018, verificámos um valor superior a 70%
(73,77%), o que não deixa de traduzir um excelente indicador.
Contudo, é de realçar o número extremamente elevado de inquiridos que
optaram por não se pronunciar (21,31%), o que nos deverá levar para
um exercício reflexivo sobre as possíveis causas desta manifestada
intenção. Em termos de resposta de índole negativa, as mesmas não
assumiram expressão significativa, bem pelo contrário, registando-se um
valor inferior ao de 2017.
Gosto de estar nos SSGNR
Resposta
Contagem
(2018)
Percentage
m
(2018)
Percentagem
(2017)
Variação
(%)
2017/2018
Discordo
Totalmente
(A1)
0
0,00%
1,47%
n.a.
Discordo
(A2)
0
0,00%
0,00%
n.a.
Sem Opinião
Formada
(A3)
2
3,28%
2,94%
0,34%
Concordo
(A4)
26
42,62%
35,29%
7,33%
Concordo
Totalmente
(A5)
33
54,10%
51,47%
2,63%
Sem
resposta
0
0,00%
8,82%
n.a.
Os valores apurados nesta questão servem para se determinar o
índice de satisfação dos trabalhadores no âmbito do QUAR de 2018.
Neste sentido, e de acordo com os resultados obtidos, 96,72% dos
trabalhadores responderam de forma positiva, sendo que desse
universo, 42,62% manifestaram concordar com o facto de
gostarem de trabalhar nos SSGNR
(+7,33% do que em 2017),
e
54,10% concordarem totalmente com aquela questão
(+2,63% do
que em 2017).
No entanto, há a registar o facto de 3,28% terem
optado por não apresentar qualquer opinião formada. Nenhum
trabalhador respondeu de forma negativa, ou seja, não existe
nenhum trabalhador que se considere insatisfeito por trabalhar nos
SSGNR. Assim, e desta forma, o índice de satisfação dos
trabalhadores em relação à instituição que servem de forma
abnegada e comprometida é de 4,51 numa escala considerada de 0
a 5.
Nesta questão, há a referir que, relativamente ao resultado final apurado
em sede de inquérito no ano de 2017, verificou-se no inquérito de 2018 uma
ligeira subida daquele valor (4,51 vs 4,48), verificando-se a superação do
objetivo do QUAR que mede precisamente os níveis de satisfação dos
trabalhadores.
Comparativamente ao ano transato de 2017, é de relevar o facto de, quer
na resposta de
Concordo (42,62% vs 35,29%)
, quer na de
Concordo