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PLANO DE ATIVIDADES 2015
Na Tabela 8 encontram-se esquematizados os que assumem particular relevância (internos e externos)
indicando as respetivas caraterísticas, o que esperam de nós, o que esperamos deles e quais os graus de poder,
influência e interesse.
Tendo por base os graus de poder/influência e de interesse, infere-se deste modo a postura expectável dos
SSGNR para com os seus
stakeholders
:
Gerir com Proximidade
–
Stakeholders
relativamente aos quais os SSGNR devem
estabelecer relações de confiança e proximidade reforçadas, desenvolvendo os maiores
esforços para a sua satisfação, tendo em conta que os
Beneficiários
constituem-se como
a razão de existência dos SSGNR, alimentando expetativas na oferta de apoio social
e serviços de qualidade, responsável e equitativo. Como alimentadores do sistema
de redistribuição da riqueza, mediante o desconto de uma quotização obrigatória,
os beneficiários são ainda observadores atentos e interessados na performance dos
SSGNR. Estes podem ser integrados nas seguintes categorias:
a)
Beneficiários titulares
(por imposição legal os Oficiais, Sargentos, Praças e
Civis dos quadros da GNR que se encontram na situação de ativo/reserva/
reforma, em que nesta última situação é de forma voluntária e, por
subscrição voluntária, os cônjuges sobrevivos dos beneficiários titulares
falecidos e os menores que sejam filhos órfãos),
b)
Beneficiários extraordinários
(Oficiais dos Quadros Permanentes das
Forças Armadas que prestem serviço na GNR) e
c)
Beneficiários familiares
(os cônjuges e filhos dos beneficiários titulares).
Manter Informados
–
Stakeholders
que, embora não exerçammuito poder na organização, têm importância
pois constituem a forma dos SSGNR alargarem o leque de serviços prestados, bem como a sua área de
influência, relacionando-se em geral através de protocolos e parcerias de cooperação, atendendo que:
a)
Os
Colaboradores dos SSGNR
constituem um grupo dinâmico atento às evoluções sociais e
políticas, residindo na sua qualificação e alinhamento com a cultura organizacional a chave do
sucesso dos SSGNR no médio/longo prazo.
b)
A relação com os parceiros estratégicos (GNR, Congéneres nacionais e estrangeiras, entidades
protocoladas) evidencia-se pela cooperação estratégica e solidária entre estes e os SSGNR.
Nesse prisma, os SSGNR fomentam a existência de protocolos que propiciem condições
vantajosas aos beneficiários, nomeadamente nas vertentes do ramo saúde, creches e escolas,
da banca e seguradoras, universidades, telecomunicações, gasolineiras, centros de apoio
social e casas de repouso, atividades de saúde e bem-estar, viagens e turismo, entre inúmeras
outras. A interação dos SSGNR junto das congéneres favorece a cooperação na partilha de boas
práticas (Benchmarketing), suscetíveis de ser aproveitadas em prol da melhoria dos serviços
prestados, bem como da possibilidade de utilização dos seus serviços.