
Serviços Sociais da Guarda Nacional Republicana
Relatório de Atividades 2018
Página
153
reunião de condições e autorizações para a entrega ao domicilio de produtos farmacêuticos
Aquisição e venda de produtos medicamentosos e especialidades farmacêuticas, emcondições mais favoráveis aos beneficiários
Apresentar propostas de melhorias da atividade
Divulgação de campanhas promocionais
Apresentação de propostas de formação
Prestar serviços no âmbito dos cuidados de saúde
Monitorizar e avaliar a atividade
Promover ações de saúde
Promover informações de saúde
Divulgar campanhas de sensibilização da necessidade do estado de saúde, de hábitos e estilos de vida saudáveis, prevenção de comportamentos
de risco, doenças profissionais
FICHA DE AVALIAÇÃO
CÓDIGO
OBJETIVO
ESTRATÉGICO
Potenciar a qualidade do serviço prestado
1
Observações
Não contempla despesas compessoal, estando as mesmas registadas na ficha de avaliação comnúmero (3.1.1).
Maior
Afetação de Recursos
Financeiros
Despesa - 1.238.000,00€
Receita - 1.400.000,00€
Despesa - 77% da previsão
Receita - 76% da previsão
Afetação de Recursos
Humanos
7 Trabalhadores
Menor
Prevista
Justificação dos Desvios
X
Superado
Grau de Realização
Material
Não
superado
Atingido
X
Objetivos Previstos
Objetivos Alcançados
PROJETO/ATIVIDADE
Serviços Farmacêuticos
1.3.1
CALENDARIZAÇÃO
Início
Janeiro de 2018
Fim
Dezembro de 2018
O principal objetivo do ano de 2018 foi o de reunir as autorizações necessárias para a realização do projeto FARMÁCIA + PRÓXIMA, tanto pelas
entidades legais de supervisão farmacêutica como das entidades de controlo de orçamento para a realização da despesa.
A finalidade deste projeto é a de permitir a aquisição online de produtos dos SF, e respetiva entrega ao domicílio, por parte de todos os
beneficiários ao nível nacional, promovendo a igualdade de acessibilidade.
Para a realização deste projeto foramcriadas condições e garantias de cumprimento de critérios para que fosse elegível a fundos comunitários
(Simplex 2018/2019), por se tratar de uma medida de modernização administrativa a implementar durante o período 2018/2019, descentralizando
este Serviço.
Outro dos objetivos de 2018 foi a estabilidade nas aquisições e nos stocks das marcas/gamas/produtos commaior rotatividade e commelhores
condições de aquisição pelos beneficiários, e após verificação de eficácia dessa seleção no ano de 2017, houve assertividade no critério da
estratégia na relação compras/vendas/stocks.
Com foco numa gestão mais criteriosa e na oferta de produtos realmente necessários, bemcomo, na obtenção de descontos alargados junto dos
fornecedores, foi possível aquisições mais eficazes tendo emconta as vendas.
Houve uma homogeneidade na rotatividade dos produtos em2018, não existindo grandes oscilações nas posições dos 100 produtos mais
vendidos, graças à sua permanente disponibilidade. Efetivamente verificou-se uma subida nos totais individuais de cada umdesses produtos com
maior número de vendas.
No global houve umaumento de 1,6% no total das vendas, comparativamente como ano de 2017, que foi já emsi umano comumgrande
incremento de vendas comparado como antecedente. Ao nível da formação, 1 elemento frequentou o curso de Técnico Auxiliar de Farmácia.
Em2018, continuando o foco no apoio à natalidade, foi criado umTriptico Mamã SSGNR para entrega a todas a mamãs ou futuras mamãs.
No decorrer do ano de 2018 todas as atividades forammonitorizadas, desde o desempenho no atendimento e no tempo de espera, aos
resultados das vendas e ações, dos stocks e compras. Para tal foramelaborados relatórios trimestrais.
Na persecução de uma melhor e mais abrangente prestação de serviço e cientes do impacto direto que as aquisições nestes Serviços
Farmacêuticos criamnos orçamentos familiares, foramefetuadas várias campanhas promocionais combenefícios muito significativos para os
Beneficiários, para alémda realização de ações de aconselhamento/informação ao nível de estética, bem-estar, nutrição, suplementação, higiene
dentária, rastreio capilar, nomeadamente:
O objetivo dos rastreios e serviços de enfermagem, visa principalmente a promoção de ações de saúde, através da prevenção e deteção de
doenças, tentando sensibilizar os beneficiários para o seu estado de saúde, para uma mudança para hábitos e estilos de vida saudáveis,
prevenindo comportamentos de risco ou doenças profissionais.