
Serviços Sociais da Guarda Nacional Republicana
Relatório de Atividades 2018
Página
25
6.
OBJETIVOS E ESTRATÉGIA PARA O TRIÉNIO 2018-2020
6.1
OBJETIVOS ESTRATÉGICOS
Para o triénio 2018-2020, foram definidos sete objetivos estratégicos, abaixo identificados, os
quais foram distribuídos horizontalmente segundo as perspetivas da metodologia BSC (inovação
e aprendizagem, processos, financeira e cliente) e enquadrados verticalmente pelos vetores
estratégicos.
À primeira perspetiva do modelo, designadamente “Inovação e aprendizagem”, querem os
SSGNR, criar as condições necessárias e exequíveis para responder à questão de motivar e
preparar os trabalhadores de forma a estes poderem responder da melhor forma possível às
exigências técnicas e desafios quotidianos.
À segunda perspetiva de “Processos”, os SSGNR pretendem responder com a construção de um
conjunto substanciado de ações tendentes à melhoria dos processos já existentes e também de
novos processos, que, no seu todo, possam de forma concertada responder adequadamente às
necessidades dos Beneficiários.
À terceira perspetiva, nomeadamente a “Financeira”, pretende
-se dar resposta a uma realidade
organizacional verdadeiramente crítica para a existência dos serviços sociais e que é a forma de
como gerir os recursos financeiros existentes, os quais, em parte são provenientes das
contribuições (quotizações) dos seus beneficiários.
Finalmente, os SSGNR deverão responder à qua
rta perspetiva “clientes”, no caso, os seus
beneficiários, respondendo com eficácia às suas necessidades mais prementes e também no
domínio desta perspetiva, alavancar a relação comunicacional existente entre os serviços e os
seus “clientes” beneficiários.
O quadro da definição da atividade estratégica para o triénio 2018-20 foi desenvolvido para ir ao
encontro da prossecução do cumprimento da Missão e contemplou os seguintes objetivos
estratégicos:
OBJETIVOS ESTRATÉGICOS
OE 1
Promover a autoavaliação organizacional e uma cultura de melhoria contínua
OE 2
Qualificar, motivar e alinhar os colaboradores, envolvendo-os na estratégia organizacional
OE 3
Criar, desenvolver e inovar a interoperabilidade dos sistemas de informação