Relatório de Atividades de 2012
4.
A
VALIAÇÃO DO
S
ISTEMA DE
C
ONTROLO
I
NTERNO
4.1.
Ambiente de controlo
4.1.1. Valorização de valores éticos e de conduta
A atividade dos SSGNR é caraterizada pela importância dos valores éticos e de conduta que germinam do seu
objeto e da sua relação intrínseca com a cultura militar, assumindo uma forte cultura organizacional, história,
tradições, símbolos, condutas e virtudes próprias que diferenciam os SSGNR dos seus congéneres.
Conscientes desta realidade diferenciadora, os SSGNR apostam na valorização destas condutas caldeadas na
atividade diária dos seus colaboradores, alinhando-os com a razão de servir e ajudar os beneficiários mais
carenciados numa atitude altruísta e meritória, reforçando a nova cultura organizacional permitindo a
concretização do mais alto compromisso assumido na Missão e Visão.
4.1.2. Incentivo ao desenvolvimento de boas práticas
Neste particular, importa salientar que uma das apostas dos SSGNR tem a ver com a aquisição de uma
aplicação informática que funciona como um verdadeiro
sistema de informação integrado
para o apoio à
gestão financeira, logística e de recursos humanos, no sentido de dotar os Serviços Sociais de uma solução
informática robusta, de forma a fazer face aos requisitos e especificidades nas diferentes áreas funcionais deste
Serviço, servindo como suporte ao processo de tomada de decisão.
A aquisição deste sistema integrado de gestão permite acompanhar todos os procedimentos específicos da
contabilidade pública e da gestão financeira, garantindo paralelamente a adequação dos mesmos às mudanças
organizacionais e legislativas que enquadram os Serviços Sociais.
Assim, além das funções referentes à gestão financeira, de recursos humanos e logísticos já existentes na
aplicação informática, pretende-se ainda desenvolver outros módulos que correspondam diretamente às
especificidades do Serviço, como por exemplo criação de funções de gestão de beneficiários, subsídios,
empréstimos, rendas, assim como a produção de interfaces com a aplicação de dados existentes,
nomeadamente na receção/requisição de compras, vendas, bares, serviços farmacêuticos e infraestruturas
turísticas.
Ao longo de 2012 os Serviços Sociais procederam à implementação do novo sistema integrado possibilitará uma
melhor medição da performance efetiva, assim como uma gestão rigorosa que proporcionará ganhos
substanciais de produtividade.