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RELATÓRIO ATIVIDADES 2012_SSGNR_VERSÃO FINALISSIMA
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RELATÓRIO ATIVIDADES 2012_SSGNR_VERSÃO FINALISSIMA
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1.Capa RA2012
1

3.RELATÓRIO ATIVIDADES 2012 _VERSÃO FINAL
2

I – Nota Introdutória
5

1. Caracterização do Ambiente Interno e Externo
5

1.1. Ambiente Interno
5

1.1.1. Missão
5

1.1.2. Tipificação dos serviços prestados
6

1.1.3. Visão
6

1.1.4. Valores
7

1.1.5. Quadro-Resumo
7

1.1.6. Composição e Articulação
8

1.2. Ambiente Externo
9

1.2.1. Análise dos Stakeholders
9

Na análise do ambiente externo na Administração Pública, a análise dos Stakeholders2F tem papel fulcral no levantamento fidedigno e atual do contexto onde as organizações se movem, sendo que se torna importante estabelecer as correspondentes relações...
9

1.3. Identificação dos principais clientes
10

2. Objetivos e Estratégias desenvolvidas em 2012: Orientações Gerais e Específicas
11

II – AutoAvaliação
12

1. Análise de Resultados Alcançados e os Desvios Verificados de Acordo com o QUAR
12

1.1. Apresentação do QUAR 2012 – Avaliação Global do Grau de Cumprimento dos Objetivos
12

1.1.1. Identificação dos Objetivos Estratégicos e Operacionais
12

1.1.2. Execução dos Objetivos, Resultados e Desvios
13

1.1.3. Análise do desempenho
19

1.1.3.1 Análise do grau de execução de utilização dos recursos humanos
19

1.1.3.2. Análise do grau de execução de utilização dos recursos financeiros
21

1.1.4. Análise dos Parâmetros de Avaliação
21

1.1.4.1. Eficácia, Eficiência e Qualidade
21

1.1.4.2. Análise da Produtividade
23

1.1.4.3. Análise Custo-Eficácia
24

1.1.5. Fatores condicionantes
26

1.1.6. Apreciação Qualitativa e Quantitativa dos Resultados Alcançados
26

2. Resultados dos Objetivos Operacionais traçados no Plano Atividades 2012
27

2.
27

2.1. Objetivos Operacionais não relacionados diretamente com a avaliação do Serviço
27

2.2. Atividades Previstas no Plano de Atividades 2012
28

2.2.1. Ação Social e Mutualidade
28

2.2.2. Gestão de Infraestruturas
29

Este programa que se desenvolve em 9 projetos e 6 atividades assume uma importância primordial na missão dos Serviços Sociais, pois contribui diretamente para a melhoria das condições das infraestruturas sociais afetas ao desenvolvimento das atividade...
29

Assim, ao nível das infraestruturas os Serviços Sociais propuseram-se e procederam efetivamente à remodelação total da casa de veraneio da Costa de Lavos, fechada há mais de 7 anos, assim como o apartamento na Figueira da Foz e a remodelação total do ...
29

Os SSGNR também procederam a obras de remodelação e conservação do edifício sede e a obras de reparações em algumas casas (Alto Pina, Figueira da Foz, Portimão e Faro) pertencentes ao parque habitacional dos Serviços Sociais.
29

2.2.3. Gestão Interna
29

No que diz respeito a este programa, que tem como objetivo prestar apoio técnico, administrativo e logístico, nas áreas dos recursos humanos, gestão patrimonial, gestão orçamental e financeira, a todos os órgãos dos SSGNR. Este programa consagrou 4 pr...
29

Assim sendo, os Serviços Sociais propuseram-se relativamente à gestão de recursos continuar o processo de formação e qualificação dos seus trabalhadores, tendo investido 76.446,79€ em ações de formação. Os SSGNR planearam também proceder à contratação...
29

No que diz respeito à gestão da marca e identidade dos Serviços Sociais, estes propuseram-se realizar o VII Dia do Beneficiário, no entanto devido às condições financeiras e económicas, a Direção resolveu realizar apenas e, pela primeira vez, o evento...
30

Como projeto mais significativo, planeou-se para 2012 a aquisição e implementação de um novo sistema de gestão. Ao longo de todo o ano uma equipa dos Serviços Sociais responsável por este projeto, em conjunto com a contratação de um serviço, trabalhar...
30

3. Questionário de Satisfação para Colaboradores
31

4. Avaliação do Sistema de Controlo Interno
37

4.1. Ambiente de controlo
37

4.1.1. Valorização de valores éticos e de conduta
37

4.1.2. Incentivo ao desenvolvimento de boas práticas
37

4.1.3. Comunicação e alinhamento entre a alta direção e dirigentes das unidades orgânicas
38

4.1.4. Controlo externo e constituição do órgão responsável pelo controlo da legalidade
38

4.1.5. Estrutura organizacional
38

4.1.5.1. Obediência ao diploma orgânico
38

4.1.5.2. Definição de Responsabilidades e Delegação de Competências
39

4.1.5.3. Sistema de Avaliação dos Colaboradores (Militares e Civis)
39

4.1.5.4. Política de formação
40

4.1.6. Atividades e Procedimentos de Controlo Administrativo
41

4.1.6.1. Regulamentação do diploma orgânico
41

4.1.6.2. Sistema de Controlo Interno
41

4.1.6.3. Organização Interna
41

4.1.7. Fiabilidade dos Sistemas de Informação
42

4.1.7.1. Integração de aplicações informáticas e existência de mecanismos que garantam a fiabilidade, oportunidade e utilidade dos outputs dos sistemas
42

4.1.7.2. Utilização da Informação Produzida nos Processos de Decisão
43

4.1.7.3. Requisitos de Segurança de Acessos aos SI, dos computadores de rede e na troca de informação
44

4.1.8. Participação
44

4.1.8.1 Audição e Participação na Avaliação
44

4.1.9. Benchmarking
44

4.1.10. Desenvolvimento de medidas para um reforço positivo do desempenho - Melhorias
45

5. Atividades Desenvolvidas, Previstas e não Previstas no Plano e Resultados alcançados
46

5.1. Proteção e Ação Social
46

5.2. Mutualidade
47

5.3. Fomento do Desporto e Recreio
47

5.3.1. Colónias de Férias e Balneares Infantis
48

5.3.1.1. Colónia de Férias da Costa de Caparica
48

5.3.1.2. Colónia Balnear Infantil de Quiaios
49

5.3.1.3. Colónia Balnear Infantil de Sesimbra e Porto Santo
49

5.3.2. Esquemas sociais complementares
50

5.3.2.1. Subsídios por morte do Cofre de Previdência
50

5.3.2.2. Empréstimos do cofre de previdência
50

5.4. Fomento e apoio à habitação
50

5.4.1. Situação, Regularização e Alienação do Património Habitacional e Imobiliário
50

5.5. Obras de Conservação e de Reparação
52

5.6. Ação Cultural
56

5.7. Outras atividades que tenham natureza de apoio e ação social
56

5.7.1. Protocolos
56

5.7.2. Residencial
59

5.7.3. Intercâmbio com entidades externas – Congéneres
59

5.7.4. Serviços Farmacêuticos
60

5.7.5. Apoio a estudantes
61

6. Gestão Interna
62

6.1. Gestão de Recursos Humanos
62

6.2. Gestão de Recursos Financeiros
62

6.2.1. Análise da Despesa
63

6.2.2. Análise da Receita
66

Tabela 48 – Síntese da Execução Orçamental da Receita
67

6.2.3. Balanço e Demonstração de Resultados
69

6.2.4. Considerações finais
71

6.2.5. Aquisições de Bens e Serviços e Apoio Logístico
71

6.2.6. Gestão da Marca e Identidade
80

6.2.7. Sistemas e Tecnologias da Informação
81

6.2.7.1. Gestão e Manutenção de Sistemas
81

A gestão e manutenção dos sistemas de informação estão a cargo do Serviço de Informática do Gabinete Técnico. Os serviços de informática são responsáveis não só pela administração dos sistemas implementados mas também o desenvolvimento da plataforma d...
81

6.2.7.2. Gestão de infraestruturas tecnológicas
81

A. Gestão de aplicações
81

Continuação do ajustamento da plataforma de suporte às diversas aplicações em uso nos Serviços Sociais às exigências diárias. Nesta área foram desenvolvidas algumas novas funcionalidades e intervencionadas outras, no sentido de aperfeiçoar e ajustar à...
81

B. Contratos de assistência técnica
81

 Renovação das licenças antivírus e das GateDefender;
81

 Renovação e certificação HTTPS do site dos SSGNR;
81

III – Balanço Social
82

IV – Avaliação Final
97

V – Glossário
97

VI – Anexos
98

A – Balanço Social
98

B – Questionário aos colaboradores
98

C – Questionário aos beneficiários
98

5.Divisória Anexo A
99

6.BalancoSocial2012_MAI_SSGNR (2)
100

7.Divisória Anexo B
149

8.Ficha técnica_Anexo colaboradores_2012
150

Ficha técnica
150

Questionário aos colaboradores dos SSGNR
150

9.Inquerito satisfação aos colaboradores SSGNR_2012
151

10.Divisória Anexo C
154

11.Ficha técnica_ Anexo beneficiários_2012
155

Ficha técnica
155

Questionário aos beneficiários dos SSGNR – Época Balnear
155

12.Inquerito satisfação beneficiários_utilização infraestruturas_2012
156

13.Contra Capa RA2012
158