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Serviços Sociais da Guarda Nacional Republicana

Relatório de Atividades de 2012

Página

41

O recurso às Tecnologias de Informação e Comunicação tem permitido aos Serviços Sociais agilizar os seus

processos internos e garantir a sua transversalidade, solução que desde há alguns anos vem sendo utilizada

nomeadamente por intermédio de uma aplicação criada internamente pelos Serviços Sociais – a Intranet.

No entanto, devido às novas necessidades identificadas e às diversas solicitações das unidades orgânicas é

necessário uma atualização da informação contida na Intranet.

Assim, e em paralelo, os SSGNR após a aquisição do novo sistema de gestão concluíram que era necessário

proceder à contratação de um serviço que em conjunto com a equipa dos Serviços Sociais responsável por este

projeto, permita a melhor conjugação de esforço de forma a implementar e adaptar a aplicação às

especificidades do Serviço. A contratação deste serviço servirá como suporte na fase implementação do novo

sistema integrado de gestão, assim como na análise e identificação das necessidades de

reporting

, para que

todo o conjunto alargado de ferramentas que esta plataforma disponibiliza possam ser exponencialmente

otimizadas e rentabilizadas.

Ao longo de 2012, os Serviços Sociais devido à implementação do sistema de gestão, identificaram processos

internos, atualizaram normas e procedimentos, o que possibilitará no futuro a atualização da base de dados e

uma melhor medição da performance efetiva, assim como uma gestão mais rigorosa que proporcionará ganhos

de produtividade.

4.1.7. Fiabilidade dos Sistemas de Informação

4.1.7.1. Integração de aplicações informáticas e existência de mecanismos que garantam a fiabilidade,

oportunidade e utilidade dos outputs dos sistemas

A fiabilidade dos sistemas de informação constitui nos Serviços Sociais, como em qualquer outro organismo, um

fator crítico a que deve ser dedicada particular atenção, nomeadamente porque são transversais a toda a

organização. A este propósito é necessário considerar, entre outros aspetos, o nível de abrangência e integração

das diferentes aplicações; os mecanismos que garantem a fiabilidade, oportunidade e utilidade dos

outputs

dos

sistemas; a informação produzida e utilizada nos processos de decisão; os requisitos de segurança para acesso

de terceiros.

É assim que cada vez mais as Tecnologias de Informação e Comunicação são utilizadas para apoiar na

implementação e viabilização de atividades que possibilitem aos Serviços Sociais atingir os objetivos, cuja

solução passa por um conjunto de mecanismos que ajudem na análise e tomada de decisão, garantindo o

suporte facilitador das estratégias globais dos Serviços.

A integração das aplicações constitui uma condição obrigatória no quotidiano dos Serviços Sociais, quer pelo

acesso à informação que possibilita, quer pela qualidade e integração dos dados, quer ainda pela poupança em