Relatório de Atividades de 2012
Formação Profissional na GNR
Curso
N.º de Formandos
N.º de horas
Curso de Promoção a Sargento-Ajudante
1
480
TOTAL
1
480
Tabela 25 – Ações de Formação GNR
A situação relativa à formação dos trabalhadores dos Serviços Sociais mostrou-se, em 2012, satisfatória, sendo
evidente o empenho do Conselho de Direção neste sentido, pelos esforços desenvolvidos na prossecução de
uma formação adequada, atual e proficiente em razão de uma melhor qualificação dos militares e civis que
exercem funções nos Serviços Sociais.
4.1.6. Atividades e Procedimentos de Controlo Administrativo
4.1.6.1. Regulamentação do diploma orgânico
Em 2012 continuaram os trabalhos iniciados com a anterior Direção conducentes à adequação do atual Estatuto
às novas filosofias legislativas e organizacionais introduzidas pela PRACE, bem como adequando às
especificidades e necessidades dos Serviços Sociais.
A alteração do Estatuto implica uma melhor clarificação do seu enquadramento no Ministério da Administração
Interna e sobretudo, uma maior capacidade de decisão por parte dos Serviços Sociais.
4.1.6.2. Sistema de Controlo Interno
Tal como referido anteriormente, durante o ano 2012 foram criados mais 7 procedimentos internos, no entanto
obviamente que as normas e procedimentos internos estão em permanente aperfeiçoamento, criando padrões
de conduta que, facilitando o seu controlo, prepara os trabalhadores para a sua atuação.
Durante 2012, continuaram os esforços internos, no sentido de em todas as áreas, recursos humanos, recursos
financeiros, património, aprovisionamento e logística, bem como a ação social, as normas serem revistas e
aperfeiçoadas sempre que se considere necessário.
Pretende-se, deste modo, que os procedimentos adotados pelos Serviços Sociais contribuam diretamente para a
melhoria e uniformização dos normativos criando normas de controlo e procedimentos internos que facilitem a
celeridade e transparência processual, a prevenção e deteção de fraudes e erros, a precisão e plenitude dos
registos contabilísticos, assim como um maior controlo sobre todos os atos administrativos dos Serviços Sociais.
4.1.6.3. Organização Interna