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Relatório de Atividades de 2012

Formação Profissional na GNR

Curso

N.º de Formandos

N.º de horas

Curso de Promoção a Sargento-Ajudante

1

480

TOTAL

1

480

Tabela 25 – Ações de Formação GNR

A situação relativa à formação dos trabalhadores dos Serviços Sociais mostrou-se, em 2012, satisfatória, sendo

evidente o empenho do Conselho de Direção neste sentido, pelos esforços desenvolvidos na prossecução de

uma formação adequada, atual e proficiente em razão de uma melhor qualificação dos militares e civis que

exercem funções nos Serviços Sociais.

4.1.6. Atividades e Procedimentos de Controlo Administrativo

4.1.6.1. Regulamentação do diploma orgânico

Em 2012 continuaram os trabalhos iniciados com a anterior Direção conducentes à adequação do atual Estatuto

às novas filosofias legislativas e organizacionais introduzidas pela PRACE, bem como adequando às

especificidades e necessidades dos Serviços Sociais.

A alteração do Estatuto implica uma melhor clarificação do seu enquadramento no Ministério da Administração

Interna e sobretudo, uma maior capacidade de decisão por parte dos Serviços Sociais.

4.1.6.2. Sistema de Controlo Interno

Tal como referido anteriormente, durante o ano 2012 foram criados mais 7 procedimentos internos, no entanto

obviamente que as normas e procedimentos internos estão em permanente aperfeiçoamento, criando padrões

de conduta que, facilitando o seu controlo, prepara os trabalhadores para a sua atuação.

Durante 2012, continuaram os esforços internos, no sentido de em todas as áreas, recursos humanos, recursos

financeiros, património, aprovisionamento e logística, bem como a ação social, as normas serem revistas e

aperfeiçoadas sempre que se considere necessário.

Pretende-se, deste modo, que os procedimentos adotados pelos Serviços Sociais contribuam diretamente para a

melhoria e uniformização dos normativos criando normas de controlo e procedimentos internos que facilitem a

celeridade e transparência processual, a prevenção e deteção de fraudes e erros, a precisão e plenitude dos

registos contabilísticos, assim como um maior controlo sobre todos os atos administrativos dos Serviços Sociais.

4.1.6.3. Organização Interna