Relatório de Atividades de 2013
No final do ciclo de gestão, foi feita a auscultação dos trabalhadores dos Serviços Sociais através de um
questionário de satisfação
online
, de caracter anónimo, com uma taxa de participação de 64,9% tendo sido
registadas algumas sugestões de melhoria para o ano 2014.
4.1.9.
Benchmarking
A comparação dos desempenhos é um dos princípios que norteia o SIADAP. Esta avaliação faz-se através de
indicadores, que possibilitem o confronto no desempenho organizacional e operacional entre organismos com a
mesma índole.
No caso dos Serviços Sociais, pela especificidade e exclusividade do serviço prestado no quadro da
Administração Pública, não existe um grau elevado de comparabilidade nacional, no entanto é evidente a
relação de cooperação estratégica entre a GNR, as congéneres nacionais e estrangeiras, assim como as
entidades protocoladas.
Os Serviços Sociais fomentam a existência de protocolos que propiciem condições vantajosas aos beneficiários,
nomeadamente nas vertentes do ramo automóvel, da banca e seguradores, Universidades, telecomunicações,
gasolineiras, centros de apoio social e casas de repouso, atividades de saúde e bem-estar, viagens e turismo,
entre inúmeras outras.
A interação dos Serviços Sociais junto das congéneres favorece a cooperação na partilha de boas práticas,
suscetíveis de ser aproveitadas em prol da melhoria dos serviços prestados.
4.1.10.
Desenvolvimento de medidas para um reforço positivo do desempenho - Melhorias
Com vista a melhorar a prestação de serviço aos nossos beneficiários, o Gabinete de Apoio ao Beneficiário
(GAB), aprovado através da Informação n.º 14, de 11 de setembro de 2012, do GT/SAS, por despacho do Exmo.
TGCG de 8 de outubro de 2012, foi criado, entrou em funcionamento em 2013 e visa a melhoria da prestação de
apoio social prestado pelos SSGNR, através da análise de casos concretos, propondo medidas consideradas
adequadas para a resolução dos mais diversos problemas, contribuindo para a persecução da sua missão dos
SSGNR.
Além do trabalho até então desenvolvido, perante a conjuntura atual, surgiram novas necessidades. Tendo em
conta a missão dos SSGNR e do GAB, futuramente pretende-se criar uma linha de apoio psicossocial ao
beneficiário, com o objetivo de promover a redução do isolamento social e da solidão de beneficiários seniores
e/ou em situações de dependência. Esta linha azul facultará o aconselhamento e encaminhamento psicológico e
social, na tentativa de resolução de casos mais prementes de cariz psicossocial, visando a melhoria da
qualidade de vida e a segurança.