Serviços Sociais da Guarda Nacional Republicana
Relatório de Atividades de 2013
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encontram por ainda por definir ou atualizar e a ajustes das plataformas informáticas às necessidades e
especificidades do serviço.
Por outro lado, tal como referido no capítulo da autoavaliação, no seguimento do que tem vindo a ser feito nos
anos anteriores, durante o ano 2013 foram criados novos procedimentos internos.
Os SSGNR continuaram a empenhar-se para que sejam desenhados novos procedimentos internos nas
diversas áreas de atuação do serviço. Desta forma são criados padrões de conduta que preparam os
trabalhadores para a sua atuação. Através da definição de procedimentos a utilizar pretende-se garantir as
condições de cumprimento sistemático e uniforme das normas e dos objetivos definidos, com base em descrição
detalhada e clara das tarefas ou funções a desempenhar, acompanhada de instruções específicas e precisas
para o seu cumprimento. No entanto, obviamente, que as normas e procedimentos internos estão em
permanente mudança, devendo ser aperfeiçoados e revistos sempre que necessário.
Ao longo de 2013, foram criados novos procedimentos, desta vez, na área dos recursos humanos, contabilidade
e serviços farmacêuticos que foram inseridos no Manual de Procedimentos Internos dos SSGNR, criado em
2010.
Pretende-se, deste modo, que os procedimentos adotados pelos Serviços Sociais contribuam diretamente para a
melhoria e uniformização dos normativos criando normas de controlo e procedimentos internos que facilitem a
celeridade e transparência processual, a prevenção e deteção de fraudes e erros, a precisão e plenitude dos
registos contabilísticos, assim como um maior controlo sobre todos os atos administrativos dos Serviços Sociais.
4.1.6.3.
Organização Interna
O recurso às Tecnologias de Informação e Comunicação tem permitido aos Serviços Sociais agilizar os seus
processos internos e garantir a sua transversalidade, solução que desde há alguns anos vem sendo utilizada
nomeadamente por intermédio de uma aplicação criada internamente pelos Serviços Sociais – a Intranet.
No entanto, devido às novas necessidades identificadas e às diversas solicitações das unidades orgânicas é
necessário uma atualização da informação contida na Intranet.
Assim, e em paralelo, os SSGNR após a aquisição do novo sistema de gestão concluíram que era necessário
proceder à contratação de um serviço que em conjunto com a equipa dos Serviços Sociais responsável por este
projeto, permita a melhor conjugação de esforço de forma a implementar e adaptar a aplicação às
especificidades do Serviço. A contratação deste serviço servirá como suporte na fase implementação do novo
sistema integrado de gestão, assim como na análise e identificação das necessidades de
reporting
, para que
todo o conjunto alargado de ferramentas que esta plataforma disponibiliza possam ser exponencialmente
otimizadas e rentabilizadas.