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Serviços Sociais da Guarda Nacional Republicana

Relatório de Atividades 2017

Página

52

Qualidade

Ponderação 40%

Objetivo 6

Ponderação 50%

Atingido

Indicador 8

Ponderação 100%

Atingido

3

Objetivo 7

Ponderação 50%

Superado

Indicador 9

Ponderação 100%

Superado

5

Tabela 29

Pontuação a atribuir aos parâmetros do QUAR 2017

Nesta conformidade, segue-se a classificação para os diversos grupos de parâmetros:

Eficácia

= (3 x 100%) + (3 x 100%) + (5 x 60% + 5 x 40%) = (3,0 x 30%) + (3,0 x 30%) + (5,0 x 40%)

= 0,9 + 0,9 + 2,0 =

3,8

Eficiência

= (5 x 50% + 5 x 50%) + (1 x 100%) = (5,0 x 80%) + (1,0 x 20%) = 4,0 + 0,2 =

4,2

Qualidade

= (3 x 100%) + (5 x 100%) = (3,0 x 40%) + (5,0 x 40%) =

3,2

Sendo que a avaliação global, resulta da seguinte fórmula:

3,8 x 30% + 4,2 x 30% + 3,2 x 40% =

3,68

A avaliação global obtém o resultado de

3,68

numa escala de 1 a 5, um resultado positivo apesar da

diminuição de 0,42 relativamente ao ano anterior.

2010

2011

2012

2013

2014

2015

2016

2017

4,28

3,92

4,8

4,64

4,46

4,85

4,1

3,68

0,30

-0,36

0,88

-0,16

-0,18

0,39

-0,75

-0,42

Tabela 30 - Avaliação global

3.3

FATORES CONDICIONANTES

Após a análise efetuada aos resultados alcançados e aos desvios verificados, tendo em conta os objetivos

expressos no QUAR 2017, houve condicionantes à performance dos SSGNR. À semelhança de anos

anteriores, os constrangimentos no recrutamento de Recursos Humanos com competências e qualificações

em áreas específicas e técnicas e a dificuldade na contratação de novos trabalhadores, quer militares, quer

civis,

influenciaram a performance do Serviço

, tendo ficado postos de trabalho por preencher em

relação ao que estava planeado no Mapa de Pessoal de 2017. A necessidade de adequar o normativo legal

em vigor às novas filosofias legislativas e organizacionais não tem sido um processo fácil e célere. A

aprovação de um novo Estatuto permitiria uma maior capacitação dos SSGNR na prossecução da sua

missão, na adequação da Lei-Quadro dos Institutos Públicos, bem como na disponibilização de serviços

complementares a todos o Beneficiários e respetivas famílias.

3.4

APRECIAÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA DOS RESULTADOS ALCANÇADOS

Face ao exposto, considerando que os três parâmetros de avaliação que foram superados e tendo presente

o índice de produtividade, as taxas de utilização de recursos humanos e financeiros e o índice de

rentabilidade alcançados, a expressão qualitativa da avaliação dos Serviços Sociais situa-se, de acordo com

o ponto 1 do artigo 18º da Lei nº 66-B/2007, de 28 de dezembro, no nível de

desempenho BOM

.