
Serviços Sociais da Guarda Nacional Republicana
Balanço Social 2018
18
VII.
Questionário de Satisfação aos Trabalhadores
No âmbito da sua política de qualidade e na sequência do desenvolvimento
de ações que permitam a melhoria de desempenho dos SSGNR e dando
cumprimento ao disposto na alínea f) do n.º 2 do artigo 15º da Lei n.º 66-
B/2007, de 28 de dezembro, realizou-se, entre os dias 7 de janeiro a 1 de
fevereiro de 2019, um questionário de satisfação aos seus trabalhadores,
referente ao ano de 2018.
O questionário teve como objetivo aferir o grau de satisfação dos
trabalhadores em relação às atividades que desenvolvem no seu quotidiano,
bem como no que prezam sobre a Instituição e sobre as relações
interpessoais, para que os SSGNR possam adequar as necessidades dos
seus trabalhadores às atividades e relacionamentos existentes, promovendo
desta forma os valores definidos para a Organização, nomeadamente o
espírito de corpo e camaradagem, a solidariedade e responsabilidade, a
excelência e o compromisso.
Os SSGNR atendendo a uma política de gestão assente numa lógica de
melhoria contínua, consideram que o “auscultar” de todo o seu efetivo
humano, num quadro devidamente contextualizado e integrado, permite à
sua Direção tomar decisões e políticas mais ajustadas à realidade
organizacional, pois assim poderá agir com conhecimento de causa, criando,
fomentando e encontrando as melhores e mais eficazes soluções em prol
dos seus trabalhadores e respetivas chefias.
A organização SSGNR atenta ao seu nobre propósito de “
servir e ajudar
” de
forma exemplar os seus Beneficiários, parte do pressuposto de que o nível
técnico e humano dos seus trabalhadores, traduz-se em condição não
apenas necessária, mas verdadeiramente essencial para o desempenho de
um trabalho quotidiano de qualidade, onde impere o bem-estar entre todos
os trabalhadores, com as naturais e benéficas consequências nos resultados
organizacionais.
Os SSGNR deram continuidade ao modelo já existente do ano anterior, o
qual, por sua vez, já havia sido alvo de uma profunda remodelação com o
então objetivo de tornar o inquérito mais “amigável” e, principalmente,
facilitando a adesão ao mesmo e minimizando as probabilidades de
desistência por parte dos trabalhadores inquiridos.
Neste sentido, e com a aplicação de inquérito de 2018, os SSGNR deram
continuidade a um modelo que consideram adequado e devidamente
ajustado ao seu propósito último, indo assim ao encontro das reais
necessidades destes Serviços Sociais, na medida em que a estrutura do
inquérito consubstancia-se naquilo que nos parece ser um modelo mais
incisivo, focado e assente num conjunto de questões diretas, em menor
número, originando, consequentemente, um maior número de respostas por
parte dos trabalhadores.