Previous Page  19 / 86 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 19 / 86 Next Page
Page Background

Serviços Sociais da Guarda Nacional Republicana

Balanço Social 2018

18

VII.

Questionário de Satisfação aos Trabalhadores

No âmbito da sua política de qualidade e na sequência do desenvolvimento

de ações que permitam a melhoria de desempenho dos SSGNR e dando

cumprimento ao disposto na alínea f) do n.º 2 do artigo 15º da Lei n.º 66-

B/2007, de 28 de dezembro, realizou-se, entre os dias 7 de janeiro a 1 de

fevereiro de 2019, um questionário de satisfação aos seus trabalhadores,

referente ao ano de 2018.

O questionário teve como objetivo aferir o grau de satisfação dos

trabalhadores em relação às atividades que desenvolvem no seu quotidiano,

bem como no que prezam sobre a Instituição e sobre as relações

interpessoais, para que os SSGNR possam adequar as necessidades dos

seus trabalhadores às atividades e relacionamentos existentes, promovendo

desta forma os valores definidos para a Organização, nomeadamente o

espírito de corpo e camaradagem, a solidariedade e responsabilidade, a

excelência e o compromisso.

Os SSGNR atendendo a uma política de gestão assente numa lógica de

melhoria contínua, consideram que o “auscultar” de todo o seu efetivo

humano, num quadro devidamente contextualizado e integrado, permite à

sua Direção tomar decisões e políticas mais ajustadas à realidade

organizacional, pois assim poderá agir com conhecimento de causa, criando,

fomentando e encontrando as melhores e mais eficazes soluções em prol

dos seus trabalhadores e respetivas chefias.

A organização SSGNR atenta ao seu nobre propósito de “

servir e ajudar

” de

forma exemplar os seus Beneficiários, parte do pressuposto de que o nível

técnico e humano dos seus trabalhadores, traduz-se em condição não

apenas necessária, mas verdadeiramente essencial para o desempenho de

um trabalho quotidiano de qualidade, onde impere o bem-estar entre todos

os trabalhadores, com as naturais e benéficas consequências nos resultados

organizacionais.

Os SSGNR deram continuidade ao modelo já existente do ano anterior, o

qual, por sua vez, já havia sido alvo de uma profunda remodelação com o

então objetivo de tornar o inquérito mais “amigável” e, principalmente,

facilitando a adesão ao mesmo e minimizando as probabilidades de

desistência por parte dos trabalhadores inquiridos.

Neste sentido, e com a aplicação de inquérito de 2018, os SSGNR deram

continuidade a um modelo que consideram adequado e devidamente

ajustado ao seu propósito último, indo assim ao encontro das reais

necessidades destes Serviços Sociais, na medida em que a estrutura do

inquérito consubstancia-se naquilo que nos parece ser um modelo mais

incisivo, focado e assente num conjunto de questões diretas, em menor

número, originando, consequentemente, um maior número de respostas por

parte dos trabalhadores.