
Serviços Sociais da Guarda Nacional Republicana
Balanço Social 2018
23
De facto, praticamente todos os trabalhadores (90,77%) manifestaram a sua
concordância com a questão, o que, acreditamos ser uma decorrência normal
de uma organização que trabalha, atua e age de forma muito proativa numa
área de negócio que,
de per si
, é de grande complexidade e diversidade.
Tal exigência, resulta numa organização muito ativa, colaborativa e dinâmica
dando resposta a uma vasta panóplia de serviços proporcionada aos
Beneficiários, o que, indubitavelmente, exige de todos os trabalhadores,
militares e civis, uma constante proatividade, capacidade de resposta,
prontidão e disponibilidade para com o Serviço.
2- Posto de Trabalho
2.1 – Instalações e equipamentos disponibilizados para o
exercício das funções
As instalações estão limpas e arrumadas
Resposta
Contagem
(2018)
Percentagem
(2018)
Percentagem
(2017)
Variação
(%)
2017/2018
Discordo
Totalmente
(A1)
1
1,64%
1,47%
0,17%
Discordo
(A2)
3
4,92%
8,82%
-3,90%
Sem Opinião
Formada
(A3)
3
4,92%
4,41%
0,51%
Concordo
(A4)
38
62,30%
45,59%
16,71%
Concordo
Totalmente
(A5)
16
26,23%
30,88%
-4,65%
Sem
resposta
0
0,00%
8,82%
n.a.
Nesta questão, e comparativamente ao ano de 2017, verificou-se que houve
um aumento significativo de respostas de natureza positiva (+12,06%),
totalizando 88,53%, sendo que deste universo, 62,30% concordaram com o
facto de as instalações se encontrarem limpas e arrumadas e 26,23%,
manifestarem a sua absoluta concordância para com a referida questão.
Ao contrário do ano anterior em que 7 trabalhadores haviam dado nota
negativa, desta vez, coube apenas a 4 trabalhadores manifestarem o seu
desagrado, o que, ainda assim, poderá exigir de parte do SSGNR uma análise
mais cuidada e refletida sobre este assunto. Também se verificou que 3
trabalhadores não quiseram emitir qualquer opinião numa matéria que,
direta ou indiretamente lhes diz respeito, e que, precisamente por essa razão,
estranhamos a ausência de qualquer manifestação de resposta, fosse ela
positiva ou negativa.