
Serviços Sociais da Guarda Nacional Republicana
Balanço Social 2018
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Para os trabalhadores dos SSGNR é realidade irrefutável de que a “sua”
Instituição tem um papel muito relevante perante os seus Beneficiários.
Afinal mais de 92% das respostas obtidas foram no sentido de que os
SSGNR desempenham um papel de relevância para os Beneficiários,
quando no ano anterior havia sido um pouco menos (91%). Daquele
universo, 55,38% dos respondentes manifestaram concordar com a
afirmação colocada e 36,92% manifestaram total concordância. Apenas
1,54% não manifestou qualquer opinião sobre a questão apresentada.
Também nesta questão não registámos alterações significativas face ao
inquérito do ano anterior, o que denota uma consciencialização acrescida
por parte de todos os trabalhadores, militares e civis, do quão importante
é a missão destes Serviços Sociais para todos aqueles que se encontrando
no ativo ou na reserva e/ou reforma, beneficiam dos serviços e dos apoios
proporcionados por esta grande casa da Guarda Nacional Republicana.
Comunicam os seus objetivos aos trabalhadores
Resposta
Contagem
(2018)
Percentage
m
(2018)
Percentagem
(2017)
Variação
(%)
2017/2018
Discordo
Totalmente
(A1)
1
1,54%
2,94%
-1,40%
Discordo
(A2)
3
4,62%
7,35%
-2,73%
Sem Opinião
Formada
(A3)
7
10,77%
16,18%
-5,41%
Concordo
(A4)
36
55,38%
52,94%
2,44%
Concordo
Totalmente
(A5)
14
21,54%
13,24%
8,30%
Sem
resposta
4
6,15%
7,35%
-1,20%
No que a esta questão respeita, área que consideramos como de grande
criticidade na gestão de uma organização, registámos, como seria expectável,
uma grande diversidade de opiniões, sendo que, comparativamente ao ano
de 2017, se registou uma subida muito significativa do número de inquiridos
que responderam de forma positiva. Assim, se no inquérito do ano transato
tínhamos obtido mais de 66% de respostas positivas, no presente inquérito
de 2018 obtiveram-se praticamente 77% de respostas positivas, sendo que,
houve mais 8,30% de pessoas a manifestarem a sua total concordância com
esta questão.
É de realçar as 09 sessões facultadas pelo Conselho de Direção que em muito
contribuíram para esse sentimento generalizado em todos os trabalhadores,
da existência de uma organização não apenas voltada para o seu propósito
último de servir e ajudar os seus Beneficiários, mas também, preocupada em
fomentar boas relações entre os trabalhadores, proporcionando-lhes
informação útil e, comunicando-lhes, a todo o tempo, as várias ações e/ou
atividades desenvolvidas quotidianamente pela organização.
Ainda nesta questão é de registar o facto de ter havido também uma
diminuição daqueles que não manifestaram qualquer tipo de opinião, tendo